Artigos

#Vem 2018!

Também foi no ano de 2017 que se organizou o maior desmonte da estrutura de direitos sociais conquistados há décadas pelo povo brasileiro, retrocesso travestido de “reformas” às quais nós estamos resistindo e cerrando fileiras com as forcas progressistas do país.


Randolfe Rodrigues
Senador REDE-AP

Ufa! “Pulamos a fogueira” do ano de 2017, que ficará marcado como um dos mais turbulentos na nossa história, por conta de alguns fatos que não ocorrem com tanta frequência. Por exemplo: pela primeira vez vivenciamoso vexame de termos um Presidente da República denunciado por crimes gravíssimos em pleno exercício de seu mandatoque,para se safar doafastamento, instalou um balcão de negócios vergonhoso no Palácio do Planalto.

Também foi no ano de 2017 que se organizou o maior desmonte da estrutura de direitos sociais conquistados há décadas pelo povo brasileiro, retrocesso travestido de “reformas” às quais nós estamos resistindo e cerrando fileiras com as forcas progressistas do país.

Igualmente, foi neste ano que termina que combatemos e derrotamos uma ardilosa tentativa de entregar as riquezas do subsolo amazônico às grandes corporações internacionais, por meio de um Decreto Presidencial que tentaram nos impor goela abaixo, sem um mínimo de diálogo ou transparência. Uma imensa mobilização local, com destaque para os indígenas e ribeirinhos, bem como a grande repercussão nacional e internacional obrigou o governo ao recuo e revogação do Decreto infeliz de extinção da RENCA.

Guardo ainda como grande conquista de 2017, a relatoria e a aprovação no Senado do fim do foro privilegiado, a PEC 10/2017, que propõe a retirada de um injustificado privilégio a mais de 50 mil agentes públicos, mantendo a prerrogativa apenas aos dirigentes dos três poderes e ao vice-presidente da República. A matéria agora está na Câmara para discussão.

O processo de consolidação da Zona Franca Verde pode igualmente ser considerado como uma importante vitória do ano que se encerra. As primeiras empresas já estão se instalando e usufruindo dos benefícios fiscais oferecidos em Macapá e Santana, fruto de uma intensa articulação e mobilização por nossa parte e de toda a bancada.

Já quase no fim do ano de 2017 obtivemos talvez a mais relevante conquista para o servidor público amapaense: a aprovação da PEC 199, agora Emenda Constitucional 98/2017, que faz justiça a todos aqueles que dedicaram seus esforços à implementação do Estado recém-criado do Amapá, entre 1988 e 1993. Pela emenda, aproximadamente 10 mil pessoas poderão ser transpostos dos quadros do Estado e das Prefeituras para a folha da União, ou mesmo virem a ser reintegrados como servidores públicos federais! Estamos apoiando a formação de forças-tarefas no Estado e nos municípios para assegurar o resgate e validação da documentação comprobatória, que deverá ser entregue entre 15 de março e 14 de abril de 2018.

Senti-me honrado em 2017 ao receber o prêmio do “Congresso em Foco” como um dos mais atuantes parlamentares do Senado Federal e ter sido um dos três únicos senadores que esteve presente a 100% das sessões da casa, cumprindo assim o dever de servir adequadamente aos amapaenses que me concederam o mandato.

Esta “retrospectiva” do ano que finda eivado de lutas, resistências e conquistas, renova em cada um de nós a energia para enfrentar os desafios de 2018, tendo como guia um lema que orienta minhas ações: “É preciso estar desperto para sonhar com um mundo melhor. Eu sonho assim: com a mente e olhos abertos”.
Que venha 2018! Feliz Ano Novo a todos!


Deixe seu comentário


Publicidade