Cidades

Aplicativo desenvolvido no Amapá promete ajudar jovens que estão a procura de emprego

O projeto “QueroJob” está concorrendo na etapa nacional do Campus Mobile.


Luiza Nobre
Da Redação

 

A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgada nesta semana pelo IBGE, apresenta uma alta de 18,7% na taxa de desemprego no Amapá, classificando o estado como o terceiro com maior taxa, um acumulado de mais de 70 mil pessoas à procura de emprego.

 

Pensando nisso, as estudantes de Ciências da Computação da UNIFAP,  Bianca Ferreira, Luma Góes e Lorena Góes criaram o protótipo de aplicativo “QueroJob”, uma ferramenta com foco na Educação Profissional para jovens que estejam a procura de emprego, disponibilizando um fluxo de conteúdo sobre o mercado de trabalho.

“O nosso objetivo é ajudar jovens que estão saindo da escola a ingressarem no mercado de trabalho, dando as orientações para a construção de currículos, indicações de processos seletivos e elementos teóricos e práticos pro usuário”, diz Bianca Ferreira, uma das desenvolvedora do aplicativo.

 

O processo de pesquisa de campo foi feito a partir de questionário on-line, entrevistando jovens de 15 a 27 anos do Amapá e outros estados da federação. Os eixos iniciais serão voltados para aa áreas de inovação e desenvolvimento, apostadas como principal área de interesse dos participantes da pesquisa.

 

A segunda etapa do projeto é expandir o questionário para entender o perfil de usuário. A partir disso, o aplicativo vai ser estruturado com “trilhas” de desenvolvimento, com lado teórico e prático, orientações de portfólio, currículo e indicações de processos seletivos.

 

“A escolha pela educação é por ter sido uma área muito afetada na pandemia, decidimos condensar isso num app para atender os jovens com dificuldade de entrar no mercado de trabalho”. O aplicativo foi desenvolvido exclusivamente para participar da mostra competitiva Campus Móbile, que contempla soluções mobile que geram impacto social nas categorias Saúde, Games, Smart Farms, Smart Cities, Diversidade e Educação, avaliando originalidade, inovação, impacto, criatividade, atitude empreendedora e viabilidade técnica.


Deixe seu comentário


Publicidade