Cidades

Otimista, secretária Goreth diz que Ensino Médio Integral é irreversível

Nova forma de educação começa neste ano, no Amapá, em nove escolas.


A secretária estadual de educação, Goreth Sousa, deu uma injeção de ânimo, nessa quarta-feira, 11, durante entrevista coletiva, no projeto de implantação, em Macapá e Santana, do Ensino Médio Integral.

Ela começou dizendo que a nova forma de educação já é uma realidade irreversível no estado, passando a funcionar neste ano de 2017.

Conforme escolha feita em edital, os educandários que terão o Ensino Médio Integral são os seguintes: Tiradentes, Colégio Amapaense, José Firmo do Nascimento, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Raimunda Virgolino e Tiradentes, em Macapá; e Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanço Esteves, em Santana).

A secretária Goreth, na coletiva, explicou que o governo federal tem incentivo para a implantação do Ensino Médio Integral no país e que por isso o Amapá se organizou, criou o decreto e lançou o edital pra deslanchar o processo.

“O Ensino Médio Integral, no Brasil todo, é uma referência muito positiva. Precisamos mudar o cenário do Ensino Médio. Essas escolas terão condições de criar um ambiente para que os alunos poossam produzire conhecimentos, goste da escola e não se evada, No Amapá, estamos entre os poucos estados que ainda não têm o Ensino Médio Integral. Então não podemos ficar de fora”, esclareceu Goreth.

A secretária pediu que a sociedade dê à Seed a oportunidade de executar o projeto, já, e que no fim do ano faça uma avaliação se foi positivo ou não.

Para ela, o estado tem que enfrentar o grave problema do Ensino Médio, uma vez que resultado do Ideb mostra que o aluno desse grau de instrução passa por um retrocesso.

A secretária mostrou que segundo o Ideb os resultados dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática são inferiores há 20 anos.
“Então tem alguma coisa errada. O Ensino Médio Integral vem dar âmimo, ou seja, estabelecer uma nova dinâmica e criar um ambiente de participação maior do aluno na produção de conheciumentos.

Apontando a nova forma de educação como uma atividade inovadora, Goreth Sousa previu que o Ensino Médio Integral vai trabalhar principalmente o projeto de vida do aluno.
“Além das disciplinas da base comum, os alunos terão um parte diversificada, voltada para o seu projeto de vida”, explicou a secretária.

Goreth garantiu que os alunos irão passar o dia na escola, das 7h30 às 17h. “Eles vão tomar conta do seu estabelecimento escolar e da comunidade onde mora”, fantasiou.

A secretária também explicou que o Ensino Médio Integral tem uma dinâmica pedagógica diferenciada. Nele, não se trabalhará, por exemplo, explicou Goreth Sousa, Português, Matemática e Química, pela manhã, e à tarde, no contraturno, Educação Física.
“O aluno trabalhará de manhã e à tarde em laboratórios de química, física e biologia. Ficarão preparados, recebendo lanches e almoço”, pontuou a secretária.

Goreth ainda disse: “Teremos uma escola viva, com projetos inovadores; os alunos pensando num futuro melhor, preparando-se. Esse é um débito que os governos têm com o aluno do Ensino Médio”.
Na entrevista coletiva também foi explicado, isso dirigido aos alunos e aos pais de alunos, que ingressar no Ensino Médio Integral será questão de opção. Quem não quiser entrar na forma forma de educação, poderá optar por outras escolas que ensinam o currículo básico.


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