Cidades

Estado e parceiros avaliam avanços e desafios na implantação das Escolas do Novo Saber

Na oportunidade, foram avaliados o engajamento político com a educação inovadora; a equipe de implantação do modelo de ensino.


O governador do Estado, Waldez Góes, recebeu na manhã desta terça-feira, 5, os parceiros da implantação das oito Escolas do Novo Saber no Amapá, localizadas em Macapá e Santana. Na sala de reuniões do Palácio do Setentrião, os representantes do Instituto Natura (IN), Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Instituto Sonho Grande (ISG), juntamente com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), trataram sobre os principais avanços e desafios ocorridos com o modelo de ensino integral.

Na oportunidade, foram avaliados o engajamento político com a educação inovadora; a equipe de implantação do modelo de ensino; a elaboração e aprovação dos marcos legais que regem a criação do programa educacional; a adequação de infraestrutura das escolas; a importância de firmar parcerias com a iniciativa privada para o fortalecimento e expansão do projeto; entre outros quesitos.
O modelo de escola em tempo integral foi implantado em oito unidades da rede estadual em abril deste ano. Nesta primeira fase, foram realizados processos seletivos para a escolha da equipe gestora que atuam nessas escolas, formações, além de serviços de manutenção predial para oferecer ao aluno a infraestrutura adequada para desenvolver suas atividades em tempo integral. O governo informou aos parceiros que, apesar das adversidades burocráticas, as obras deverão ser concluídas até o final do segundo semestre.

A Secretaria de Educação frisou que foram identificados avanços significativos nas práticas pedagógicas das Escolas do Novo Saber. O modelo tem estimulado tanto os alunos quanto os educadores a desenvolverem suas potencialidades e a engajarem seus projetos de vida, graças à tutoria dos professores e as disciplinas eletivas, além de todo o envolvimento da equipe técnica e da comunidade escolar.

O governador do Estado reconhece que as Escolas do Novo Saber representam um grande desafio para a educação amapaense. No entanto, reafirmou seu compromisso em torná-la possível com diálogo, transparência e controle de investimentos. “É um desafio muito grande fazer a mudança de eixo na filosofia da educação em todo o país, mas quero assegurar que venceremos cada etapa de implantação com controle de investimentos, diálogo com a comunidade escolar para solucionar os problemas e, assim, avançarmos”, reformou o chefe do Executivo.

Para o diretor-presidente do Instituto Natura, Davi Saad, o ensino integral implantado nas escolas brasileiras é uma realidade que acompanha a necessidade dos estudantes em participar de uma escola mais atraente. “A escola em tempo integral é um sucesso comprovado em outros Estados e esperamos que no Amapá não seja diferente”, afirmou.

As parcerias para a implantação das Escolas do Novo Saber foram reforçadas durante o encontro. Por fim, o governo do Estado comprometeu-se a avaliar as e a suprir as principais demandas apresentadas pelos institutos e estuda criar projetos de leis que estimulem e reforcem a importância do ensino integral como a criação de bolsa e a elaboração e aprovação dos marcos legais que regem a criação do programa educacional no Amapá.


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