Cidades

Programa Municipal de Incentivo à Piscicultura chega à comunidade de Goiabal

Na manhã desta sexta-feira, 18, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) esteve na comunidade do Goiabal dando início às atividades do Programa Municipal de Incentivo à Piscicultura com a entrega de licença ambiental aos piscicultores que se cadastraram para criar peixe em cativeiro. A cerimônia ocorreu na propriedade do jornalista aposentado e […]


Na manhã desta sexta-feira, 18, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) esteve na comunidade do Goiabal dando início às atividades do Programa Municipal de Incentivo à Piscicultura com a entrega de licença ambiental aos piscicultores que se cadastraram para criar peixe em cativeiro. A cerimônia ocorreu na propriedade do jornalista aposentado e agora aquicultor Joseli Dias e de sua esposa, professora Ângela Nunes, que receberam a equipe da Prefeitura de Macapá com um café da manhã caseiro, poesia e apresentação teatral.

“Sempre acreditei que íamos conseguir, que nossa vez ia chegar! Nossa sensação quando esse trator entrou aqui foi de muita felicidade. Vamos ter nossos tanques e ano que vem será muito melhor, de muito trabalho. Nosso interesse não é só criar peixe, queremos agregar a comunidade, mostrar para os outros agricultores que a piscicultura é uma boa saída. Seremos os primeiros de muitos aqui no Goiabal”, ressalta Joseli.

A titular da Semdec, Naldima Flexa, também entregou a licença ao proprietário Sandro Machado de Andrade, que receberá a equipe depois que os serviços finalizarem na propriedade de Joseli Dias, e por último, na comunidade do Goiabal, será a vez da propriedade de Seisel Vieira Souza. “O trabalho da prefeitura é dar incentivo necessário ao produtor rural da agricultura familiar interessado em diversificar as atividades de sua propriedade, gerando o desenvolvimento de seu negócio e também do município”, destacou a secretária.

O Programa Municipal de Incentivo à Piscicultura consiste na escavação de tanques de até 1.500 m². Em 2013 foi lançado edital para agricultores familiares e os licenciados estão sendo atendidos. Foi idealizado pelo programa o projeto Peixe Vivo, para garantir que a produção desses viveiros chegasse ao consumidor. Assim a Semdec adquiriu com recursos do Ministério da Agricultura e Pesca um caminhão-tanque com capacidade para 5 toneladas de peixe vivo, e, por ser próprio para essa finalidade, mantém a qualidade do produto e seu teor proteico. Desde 2014 a feira do Peixe Vivo acontece em vários pontos da cidade.

Desde o início do programa já foram escavados 137 tanques. As comunidades que foram atendidas são: Fazendinha, Coração, Ambé, Casa Grande, Mel da Pedreira, Conceição do Macacoari e pequenas propriedades às margens da BR-156. Neste semana a escavação iniciou na comunidade do Goiabal, com 6 tanques em 3 propriedades, em seguida atenderá uma propriedade na comunidade de Ilha Redonda com um tanque, depois no Curralinho com 18 tanques em nove propriedades.


Deixe seu comentário


Publicidade