Cidades

Usina Coaracy Nunes completa 39 anos de funcionamento

Em 2015, a Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes (UHCN) completa 39 anos de operação comercial



 

Em 2015, a Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes (UHCN) completa 39 anos de operação comercial. A primeira hidrelétrica da Amazônia, localizada na Vila do Paredão, município de Ferreira Gomes distante 140 km de Macapá, foi inaugurada em 13 de janeiro de 1976, pelo então presidente da República Ernesto Geisel.

Inicialmente, o empreendimento entrou em operação comercial com duas unidades de 20 MW de potência em cada uma. A terceira unidade começou a operar em fevereiro de 2000, com 30 MW, e a UHCN acrescentou ainda mais 8 MW a sua potência nos últimos anos, chegando a uma potência instalada de 78 MW.

“Hoje, a Eletrobras Eletronorte é responsável pela geração de energia para 90% do estado do Amapá, atendendo 13 dos 16 municípios. Os 78 MW de potência instalada de Coaracy Nunes são complementados por 156,8 MW da Usina Termelétrica Santana”, afirmou o gerente da Divisão de Geração Hidráulica (OAPH), Jorge Pelaes.

Balanço
Durante os quase 40 anos, a Coaracy Nunes passou por processos de repotenciação e modernização. Em 2007, as unidades 1 e 2 da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes aumentaram a potência em 20% através do processo repotenciação, passando de 20 MW para 24 MW cada máquina. Na ocasião, foi substituído o rotor da turbina e das palhetas diretrizes e recuperação do gerador, com alteração da classe de isolamento, e sistemas periféricos da turbina e do gerador. A ação possibilitou uma economia de R$ 30 milhões anuais com a compra de óleo diesel, uma vez que, foi substituída pela geração hidráulica.

A modernização também ocorreu com a ampliação do sistema óptico, que interligou as subestações de Santana e Central, localizada na UHE Coaracy Nunes. Além de novos reguladores de velocidade, mudanças dos reguladores de tensão, capacitação técnica no próprio local de trabalho com troca de conhecimentos entre as equipes de manutenção e operação, a instalação da metodologia japonesa TPM (Manutenção Produtiva Total); o Processo de Certificação Norma ISO 14:001 e geração de energia dentro de um padrão internacional de qualidade. “O verdadeiro compromisso envolve o crescimento do indivíduo e do grupo, juntamente com o aperfeiçoamento constante”, enfatiza Pelaes.

Atualmente, a Eletrobras Eletronorte defende junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), um projeto para criação de uma nova Casa de Força, que ampliará a geração da UHCN em 250 MW.


Deixe seu comentário


Publicidade