Nota 10

Alunos são premiados em concurso de redações sobre cultura afro-amapaense

No evento apoiado pelo Governo do Estado, estudantes se inspiraram nas raízes da história e cultura do Amapá para produção dos textos


 

Na terça-feira, 21, a programação da 3ª Semana Amapá África, apoiada pelo Governo do Amapá, foi marcada pela premiação das redações de três alunos de escolas estaduais no concurso temático “Educação, Cidadania e Sustentabilidade: identidade negra amapaense sob o olhar do meu lugar”. A produção dos textos busca incentivar o conhecimento e o reconhecimento da identidade e cultura afro-amapaense no ambiente escolar.

 

 

Os estudantes e professores do 1º, 2º, e 3º lugar receberam tablets, enquanto as instituições de ensino receberam uma caixa amplificada cada, totalizando 9 prêmios distribuídos. Na ocasião, também foi assinado o termo de cooperação técnica entre a Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo e a Secretaria de Estado da Educação (Seed).

 

Resgatando a história e cultura do Amapá, composta por traços de povos afrodescendentes, a redação da aluna Jhenifer Lobato, de 18 anos, da Estadual Sebastiana Lenir de Almeida, de Macapá foi a grande vencedora do prêmio. A jovem contou que a experiência serviu para aprender um pouco mais sobre a própria história de vida.

 

 

“Eu fui tentando buscar a raiz da história do Amapá, que tem como um dos personagens, o povo negro. Estou bem honrada por estar entre as finalistas e estar aqui hoje nessa programação”, afirmou a aluna.

 

Cooperação

Desde o último domingo, 19, o estado celebra a 3ª Semana Amapá África, em um evento que promove o debate e a discussão no território brasileiro sobre a cultura africana e suas raízes no estado. A realização do concurso de redação se deu a partir do termo de cooperação entre a Academia de Batuque e Marabaixo e Seed.

 

O representante da entidade, José Raimundo Sousa de 66 anos, conhecido como “Do Sacaca”, disse que o evento estimula o aluno e os ajuda na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

 

“Todos os alunos ganham independente de quem leva a premiação, porque todos vão ter conhecimento da nossa história, da nossa cultura, e conhecimento não se perde. Todo o tempo a pessoa vai usar daquilo que ela está utilizando dentro desse concurso”, enfatizou Sacaca.

 

A Semana Amapá África, segue até sábado, 25, ocasião que será comemorado o Dia Mundial da África. O encerramento será realizado com um grande show cultural na sede da União dos Negros do Amapá, no bairro Laguinho, em Macapá.

 


Deixe seu comentário


Publicidade