Diário no Carnaval

‘Carnaval voltou com esperança, alegria. Foi maravilhoso, de muita paz, além de gerar emprego’, celebrou o governador Clécio Luís

Dez agremiações se apresentaram na Avenida Ivaldo Veras e surpreenderam o público.


Foto: Jorge Júnior/GEA

O desfile das escolas de samba do Amapá em 2023 foi marcado por alegria em meio à emoção do retorno da festa ao Sambódromo de Macapá após 8 anos. Dez agremiações cantaram seus sambas-enredo, mostraram o samba nos pés e agitaram o público na sexta-feira, 17, e no sábado, 18.

Para receber as escolas de samba e o público com segurança, o Sambódromo, palco oficial dos desfiles, foi revitalizado, com intervenções na rede elétrica, iluminação, e banheiros, e também foi feita a retirada das arquibancadas metálicas, que deram lugar a novas com cobertura, impermeabilização da estrutura e instalação do sistema de para-raios.

“Foi um conjunto de ações feitas antes de eu assumir o governo e estou honrado em poder ter sido uma ferramenta para que o Carnaval voltasse para a Ivaldo Veras. O Carnaval voltou como esperança, com sucesso, alegria, entusiasmo, foi maravilhoso, de muita paz, além de gerar emprego e renda nestes dois dias”, celebrou o governador Clécio Luís.

Morando há 2 anos no Amapá, o baiano Gabriel Almeida, de 22 anos, conheceu o carnaval amapaense neste fim de semana e ficou impressionado.

“Achei tudo maravilhoso, tanto as escolas quanto a estrutura do sambódromo, que é bem bonito. Vim nos dois dias de desfiles, vi comissões de frente impecáveis e fiquei surpreso com o espetáculo de algumas escolas”, descreveu.

Na primeira noite, se apresentaram na avenida as agremiações Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Império do Povo, Emissários da Cegonha, Boêmios do Laguinho e Maracatu da Favela. A festa da segunda noite ficou por conta de Império da Zona Norte, Solidariedade, Unidos do Buritizal, Piratas Estilizados e Piratas da Batucada.

De Minas Gerais, a jornalista Suzana Picanço e o marido Robson Carneiro prestigiaram as escolas de samba durante visita ao Amapá. A noite e madrugada foram de diversão para o casal.

“O Governo do Estado está de parabéns, porque fazia muitos anos que não tínhamos um carnaval desta qualidade. Está tudo muito bem feito e organizado”, celebrou.

O carnaval é um elemento da cultura amapaense, área tida pelo governo como essencial para o bem-estar da população e para o desenvolvimento do Amapá, por meio do incentivo à economia criativa.

Em meio a alegria, o saudosismo também se fez presente. A engenheira civil Eliane Duarte, de 38 anos, assistiu a escola Piratas da Batucada e lembrou do pai que era apaixonado pela escola.

“Assistir ao desfile do Piratão provoca um sentimento de saudade, porque a escola representou a história de vida do meu pai, Tupã Duarte. O carnaval é a alegria de viver do brasileiro, e é isso que me faz celebrar. É momento de confraternizar”, comentou a foliã.

Por: Alice Palmerim .
Colaboradores: Fabiana Figueiredo


Deixe seu comentário


Publicidade