Diário no Carnaval

Piratas da Batucada mergulha no universo místico dos mares e deságua na própria história

Enredo: ‘Nas águas do tempo mergulhei meu coração, sou Piratão além da imaginação’ celebra os 50 anos da escola no dia 10 de fevereiro


 

O Governo do Estado apresenta a Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada, atual campeã do carnaval amapaense e que em 2024, celebra 50 anos de existência.

 

No sábado, 10, a agremiação vai levar para a Avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo, em Macapá, a imersão do universo místico das águas e dos piratas, numa viagem pela própria história.

 

O enredo “Nas águas do tempo, mergulhei no coração, sou Piratão além da imaginação” é dividido em duas partes. A primeira vai retratar a relação dos piratas com criaturas do mar, como “krakens” e dragões marinhos, mostrando a evolução da visão sobre eles ao longo da história, quando dominaram os sete mares em busca de tesouros e batalhas, contos imortalizados em livros e filmes.

 

A segunda parte do desfile será dedicada aos 50 anos do “Piratão”, com uma viagem pelos enredos memoráveis da escola. Desde a conquista do primeiro título, em 1987, com “Biroba, o maquinista do trem da alegria”, passando pelo icônico “Corpo de Mani”, que explora as nuances lúdicas da mandioca, até a homenagem à Patrícia Bastos com o enredo “Patrícia, da pátria caboca”, responsável pelo título da agremiação em 2023.

 

“O mar sempre foi, em nossa história, lar das maiores lendas e dos maiores desbravadores: os piratas. Mas esse mergulho só poderia acontecer através do pirata que mais amamos, o Piratão, de tantos carnavais campeões. No nosso cinquentenário, iremos transformar a avenida dos desfiles num mar de fantasias e encantos para além da imaginação”, destaca o carnavalesco da escola, Cid Carvalho.

 

 

Outros carnavais

A história da Escola de Samba Piratas da Batucada se confunde com a história do bairro do Trem, nos anos 60. Muitos moradores, ao final de um dia de trabalho, se reuniam para confraternizar em rodas de samba e foi assim que surgiu a agremiação, registrada oficialmente em 31 de março de 1973.

 

Com o enredo “Patrícia, da Pátria Cabocla”, o Piratão foi o campeão do Carnaval 2023 pelo Grupo Especial no Amapá. Em 50 anos de participação no carnaval amapaense, já foram 19 títulos conquistados.

 

Ficha técnica

Presidente: Alex Pereira
Brincantes: 2,5 mil
Alas: 13
Alegorias: 2 carros e 3 tripés

 

 

Samba-Enredo

Nas águas do tempo, mergulhei no coração, sou Piratão além da imaginação

 

Autores: Prof. Rogério Sena e Silva da VG

Intérpretes: Ademar Carneiro, Tayson Tiassú e Fábio Moreno

 

Nesse mar de amor
Navega um legado de glórias
A barca vai partir
E viajar pelas memórias
Quão fundo você pode ir?

No oceano da imaginação
Netuno abençoa e protege
O amor da sereia pelo rei tritão
Alquimia ou magia, mistério real
Toquei o terror. Era medieval
Alquimia ou magia, no meu carnaval
Eu sou a lenda sem ponto final
Balança o corpo no banzeiro da maré
Mais um gole de rum quero ver ficar de pé

Vem majestosa ressoa o tambor
Sacode! O capitão mandou!
“Renasci” em novas faces
Formas de expressão
De tapa-olho. Capa ao vento
No ombro um companheiro de timão
Meu destino é desbravar
Terra á vista! Vou ancorar
À zona sul, muito obrigado!
Teu solo sagrado é razão do meu viver
50 anos de batucada.

Uma vez pirata, pirata até morrer!
Bate no peito, paixão imortal
O povo me chama rei do carnaval
Bordado em ouro, sou eu Piratão
O amarelo que roubou seu coração.

 


Deixe seu comentário


Publicidade