Política

Governo recebe pacote de medidas para reestruturar área da saúde

A reestruturação é fruto de um extenso treinamento, onde os técnicos do Conass iniciaram em julho deste ano, para os profissionais da Sesa.


Um novo modelo de reestruturação da Saúde foi entregue ao governador em exercício, Papaléo Paes, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A nova proposição foi anunciada com base na lógica do Sistema Único de Saúde (SUS)e em experiências exitosas em outros estados brasileiros.

O projeto prevê o fortalecimento de cinco eixos prioritários como: Planejamento, Administração Pública, Gestão de Trabalho, Estruturação do Fundo Estadual de Saúde e Execução Orçamentária e Financeira- que garantirá melhor organização administrativa, com planejamento e velocidade nas ações no sistema de saúde do Estado.

A reestruturação é fruto de um extenso treinamento, onde os técnicos do Conass iniciaram em julho deste ano, para os profissionais da Sesa. O trabalho iniciou por meio de um diagnóstico situacional, onde foram identificadas as principais dificuldades enfrentadas pela gestão, relacionadas a processos de compras, licitações, pagamento e planejamento orçamentário. Com base nessas informações, o Conass entrou com o apoio técnico e estabeleceu junto as equipes, metas a serem executadas.

O governador, Papaléo Paes, ressaltou a importância dessa nova estrutura organizacional da Sesa, que abre portas para execução de um trabalho eficiente e célere, tendo como eixo principal uma assistência de saúde integral a população. “Quando se fala em saúde, se fala em planejamento, e a nossa responsabilidade, vai além de entregar a população não só um bom sistema de saúde. Acreditamos que um trabalho organizado e bem estruturado, nós conseguimos ofertar ao usuário, um sistema resolutivo e acolhedor de saúde”, destacou Paes.

O secretário executivo do Connas, Jurandi Frutuoso, parabenizou a iniciativa da secretária Renilda Costa em propor esse novo modelo de gestão da saúde no Estado, gerando benefícios significativos ao usuário do SUS.

“Uma gestão bem estruturada tem como consequência a qualificação daquilo que é ofertado à população. Você consegue fazer uma saúde com mais qualidade. E foi isso que a secretária Renilda buscou quando esteve na sede do Conass em Brasília, para que juntos pudéssemos fazer uma reorganização do que esta sendo exposto nesse novo modelo, para poder ganhar mais eficiência na gestão e consequentemente dá a população, uma assistência maior a saúde”, afirmou.

Além disso, pela manhã, a equipe do Conass e Sesa reuniram no auditório do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), para o nivelamento do Planejamento Regional e Integrado e Atenção Primária a Saúde do Amapá, que tem como objetivo estreitar a integração entre as diretrizes do governo do Estado e as necessidades dos município. O planejamento é uma articulação de um trabalho integrado e interfederativo que fortalece a responsabilidade pelo cuidado à saúde de cada região.


Deixe seu comentário


Publicidade