Diário no Carnaval

Pirata Menino fala a todos: ‘‘Estilizado de alegria, te convido a festejar”

Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados vai para a avenida com mais de 1.280 componentes relembrando enredos de toda a sua trajetória de alegria e sucesso no Carnaval


Douglas Lima
Editor

 

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados, quando chega o Carnaval, veste-se de Pirata Menino e propala a alegria. Aí, ninguém aguenta!

 

 

Nesta volta do Carná, em 2023, a escola de samba libera o Pirata Menino para convite geral em lembrança dos enredos desenvolvidos pela agremiação em todos os desfiles de que já participou, desde 1975, com exceção de 2006, quando não foi para a avenida do samba.

 

Com o enredo ‘Estilizado de alegria, te convido a festejar’, a Piratas Estilizados, do Grupo Especial, vai levantar o Sambódromo, às 2h45min do domingo, dia 19 de fevereiro, batucando, sambando e cantando com o intérprete Aureliano Neck a poesia elaborada por Cristina Sá, Marcelinho do Cavaco e Higo Moreira.

 

“De alaranjado minha orquestra vai tocar/ A mais querida sua história vem contar/ Meu pavilhão com orgulho vou beijar/ Estilizados para sempre vou te amar!”, canta o samba enredo, logo na abertura, depois evolui e chega no refrão “O personagem do show da vida voltou/ Pra lançar e sacudir esse povão/ Estilizar meu Laguinho com amor/ Bate no peito! Laguinhense eu sou!”.

 

O samba do Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados ainda tem outra estrofe e conclui: “Tirei o lápis novamente da gaveta/ pintei de alaranjado o meio do planeta/ Estilizei a vida, porque sou feliz!/ Comunidade unida canta com emoção/ Vem viver comigo o sonho de um campeão”.

 

 

Resumo do desfile

A Piratas Estilizados vai para a avenida do samba ‘Ivaldo Veras’ com a estimativa de 1.289 componentes distribuídos na Comissão de Frente, lembrando o enredo de 1989, ‘Brasil Aquarela de Raças’; primeiro casal de Mestre Sala/Porta Bandeira, recordando  2007: ‘Da Magia do Criador Nasce o Amazonas Meu Amor’; Ala 1 Arte Popular ‘Sentimento de um Povo em Forma de Cor’ (1998); Carro Abre-Alas ‘O Convite Vem do Forte’.

 

Depois vem o Destaque Alice Reis: Fantasia – Tradição De Um Povo, ilustrando a Ala 2 ‘Memórias do Arraial de São José (1977)’ e ‘200 Anos de Tradição de Mazagão Velho’ (1979); Ala 3 (Baianas) ‘Cantos de Amor à Cidade de Macapá’ (1983); Realeza Estilizada: Princesa Priscila Vaz, Princesa Mirim: Ana Carolina, Musa: Jacynara Figueiredo Fantasias: Culturas Do Povo Brasileiro Ala 4 Bateria/Ala Musical Baía de Todos os Santos e Sons (1999).

 

Destaques (Rei dos Passistas, Marcos Moreno: Fantasia – No Cantar Afro, Luciane Alves: Fantasia – No Cantar Tucuju (2010); Ala 6 ‘Sua Majestade o Artesão das Águas’ (1997); Carro Alegórico O Encanto do Vale do Jari (2012); Ala 7 ‘Asas da Imaginação’ (1992);  Ala 8 – ‘Do Marabaixo ao Carnaval, os Estilizados Comandam o Encontro dos Tambores no Marco Zero da Civilização (2009); Ala 9 ‘Xô Preconceito Queremos Respeito’ (2020).

 

‘Festa Para Um Menino Estilizado’ (2001); segundo casal de Mestre Sala/Porta Bandeira ‘Na Ciranda do Saber o Que Serei Quando Crescer’ (1998); Ala 10 ‘Risos e Lágrimas no Palco da Ilusão’ (1996); Ala 11 – ‘Pierrot Neck no Esplendor de Pérolas’ (2004); Ala 12 – ‘Você Sabia? Estilizados Vem Revelar’ (2015); Ala 13 ‘Velha Guarda; Ala 14 Homenagem aos Valores do Bairro’ (1984); Ala 15 Amigos Estilizados; Tripé:’ O Bar do Abreu é Tradição! Estilizados Vivencia Sua História na Apoteose da Emoção’ (2013); Ala 6  ‘No Meio do Mundo a Banda Vai Passar (2014).

 

Com direção geral de Heraldo Almeida, a Piratinha se estruturou para a grande apoteose do desfile no Sambódromo sob a inspiração do carnavalesco Valério Guidinele que, à luz do enredo Estilizado de Alegria, Te Convido a Festejar, determinou-se a alaranjar a avenida Ivaldo Veras quando a escola de samba do Laguinho passar.

 

“Quero alaranjar essa avenida com muita brincadeira e todos estão convidados. Tenho ‘Memórias do Arraial de São José’, e dos meus lindos estandartes ‘A Banda’ e os ‘200 Anos da Tradição de Mazagão Velho’. Vamos lá meu povo, que tem é história! Só me permita dizer que: ‘Do Marabaixo ao Carnaval, os Estilizados Comandam o Encontro dos Tambores no Marco Zero da Civilização’. Então vamos comandar essa noite com alegria também”, vibra Valério Guidinele.

 

Acompanhe a Letra do Enredo: Estilizado de alegria te convido a festejar!

Intérprete: Tinga

Compositores: Cristina Sá/Marcelinho do Cavaco/Higo Moreira

 

De alaranjado minha orquestra vai tocar   
A mais querida sua história vem contar
Meu pavilhão com orgulho vou beijar
Estilizados para sempre vou te amar!

 

É hora de alegria, deixe a tristeza de lado
Vem sambar, vamos todos festejar
Inesquecíveis carnavais 
Enredos imortais  
Sou pirata menino, sem preconceito 
Carregado de axé, fé e respeito

 

Caminhando nos campos do Laguinho
Entre risos e lágrimas  
Sobrevoo o palco da ilusão
Nas asas da imaginação 

 

O personagem do show da vida voltou
Pra balançar e sacudir esse povão
Estilizar meu Laguinho com muito amor
Bate no peito! laguinhense eu sou!

 

É fantástico!
Ver contos e contadores
Estilizando a arte em forma de cor
É divino homenagear
Os valores que tivemos de lá pra cá  
Brindamos o Bar do Abreu
Se ele não pagar, nem eu.
A Fortaleza vamos exaltar
Rio Amazonas, seus mistérios desvendar 
Se você não sabia, vou te revelar!

Tirei o lápis novamente da gaveta
Pintei de alaranjado o meio do planeta 
Estilizei a vida, porque sou feliz!
Comunidade unida canta com emoção
Vem viver comigo o sonho de um campeão!

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade