Heraldo Almeida

Festival Literário de Macapá acontece em dezembro

 

Nessa etapa acontece a entrega do troféu Juremas de Literatura, o Pedal Literário e a premiação para os selecionados do Prêmio Flimac 2025.

A abertura oficial do FLIMAC 2025 acontece no dia 2 de dezembro, às 19h, no Museu Sacaca, com a entrega do Troféu Juremas de Literatura às onze personalidades escolhidas para serem homenageadas nesta edição e com o lançamento do audiolivro do Prêmio Flimac de Poesia (2024). Embora o Festival tenha feito ações formativas itinerantes em escolas públicas no mês de outubro, é entre os dias 2 e 6 de dezembro que o FLIMAC toma vida e engrandece o cenário cultural da capital morena.

Com programações que visam fortalecer o cenário da literatura local, o Flimac reúne seu público para apreciar palestras, mostras visuais, performances, ações formativas, cicloturismo literário e shows culturais. Todos os eventos serão gratuitos. Para o Pedal Literário, haverá inscrição prévia online. Assim como para o Piquenique do FLIMAC, nova atração do Festival, que terá link de inscrição e os 100 primeiros inscritos receberão um kit contendo: uma bolsa personalizada, uma toalha FLIMAC, um cupcake e um bloco de escrever FLIMAC. Essas e outras informações você pode acompanhar pelo perfil oficial do Flimac no instagram @flimac_.

O primeiro dia de Festival contempla duas ações muito esperadas. A primeira é a entrega do Troféu Juremas de Literatura, que tem o intuito de reconhecer, premiar e registrar pessoas do segmento literário ou não, que se destacam por feitos extraordinários que contribuem em diversos setores. Este ano os homenageados são: Eurenice Queiroz Pantoja, Pat Andrade, Pajé Clau Karipuna, Mc Deeh O, Jaciara Martins, Manoel Bispo Corrêa, Lulih Rojanski, Thiago Soeiro, Laura do Marabaixo, Tiago Quingosta e Yurgel Caldas. A edição 2025 homenageia a Dona Erô, mulher quilombola do município de Mazagão.

A segunda é o lançamento do audiolivro “Literatura, águas e marabaixo: riqueza imaterial e natural”, resultado do Prêmio Flimac de Poesia 2024. O audiolivro será disponibilizado em plataformas de áudio como spotify, youtube, deezer e apple music.

O Festival Literário de Macapá é uma idealização do Coletivo Juremas de Literatura, com produção da produtora cultural Oí Noíz Akí e da Central de Produção Colaborativa, que em 2025 será realizado a partir da aprovação na Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura do Governo Federal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Conselho Estadual da Política Cultural, da Secretaria Estadual de Cultura do Governo do Amapá, da Periferia Brasileira de Letras, do deputado federal Dorinaldo Malafaia e do senador Randolfe Rodrigues. (Texto: Tiago Soeiro).

 

*************************************************************

 

Festival

Liesap confirmou o local do Festival de Samba de Enredo, que vai acontecer no dia 13 de dezembro, às16h. Vai ser ao lado da Fortaleza de São José de Macapá.

 

Mini desfile

Dia 7 de dezembro tem mini desfile das escolas de samba, no sambódromo. A organização e da Liesap. Agenda aí.

 

Esquenta

Dia 6 de dezembro vai rolar o Esquenta do Festival na quadra da Maracatu da Favela, a partir das 21h.

Atrações: Grupo Pegada de Gorila (AP), Luciano Cachorrão (PA) e o Intérprete oficial da Paraíso do Tuiuti (RJ). Vendas: 96 98133-5134/99156-9155.

 

Atração

Governo do estado atendeu ao pedido da população e confirmou o show da cantora nacional Anitta, dia 29 de dezembro. O evento faz parte da programação do Réveillon 2025.

 

Sucesso

Foi sucesso total a programação do 30° Encontro dos Tambores que aconteceu no Centro de Cultura Ramundinha Ramos – Laguinho. De 15 a 27 de novembro. Com patrocínio do Governo do Amapá.

 

Carnavalesco

O premiado e consagrado carnavalesco brasileiro, com vários enredos assinados em várias escolas de samba no Brasil, Mauro Quintaes, é quem assina o carnaval de Piratas da Batucada 2026.

 

Competência

O diretor musical de Piratas da Batucada é o músico e professor de música, Alan Gomes. Alan, também, assina como produtor e compositor.

 

*************************************************************************************************************

 

Sua Imagem em Mim 2

…Cont…e partimos como um raio na direção do infinito para saborear aquele pouco instante que a imaginação do sonho me deu. Foi real, sim, cada momento e cada sorriso dela em minha direção…

Ela visitou minha noite passada enquanto eu dormia. Deixei o sentimento tomar conta de minha imaginação durante aquele sono profundo. Um sonho perfeito com sua imagem cravada em mim, como uma religião. Pela manhã ainda sentia o cheiro de seu corpo perfumado no edredom vermelho.

Sua imagem pintada com as palavras refletia na presença do sol, e clareava meu mundo como a pureza de uma música de ninar tocando a todo o momento. O brilho de seu sorriso desenhava dizeres diversos na calmaria daquele dia único. Uma imagem perfeita diante de meus olhos me convidando para seguir um destino sem direção, mas com a certeza da felicidade esperada na chegada. Assim partimos num voo livre rumo a imaginação.

Ah, como tudo é magnifico olhando aqui do alto e registrando cada momento ao lado dela, com a imagem que meu pensamento desenhou em sua escrita. Quem dera viver desde o início como esse momento, sem escravizar o coração e sem açoitar o destino, embora já desenhado em nós pelos pássaros de Deus. Essa liberdade e conquista aqui do alto deveria existir eternamente no dia-dia, assim nos abastecia de amor coletivo e eterno em sua existência.

O vento soprando em nós dava pra sentir a presença de Deus abençoando nossa viagem, em comemoração a mais um dia de amor que nascia como uma flor no jardim da vida. Tudo era perfeito e sagrado, mas aquela ida sonhadora aos céus tinha hora pra voltar e continuar celebrando, no mundo real, minha realidade. A viagem de retorno foi sofrida, pois o desejo era viver pra sempre naquele novo mundo, mas a luz do sol anunciava a hora de voltar.

Minha encantaria tinha que seguir a sina de um ser mortal e declaradamente apaixonado por ela, mesmo meus olhos sendo escravos daquela beleza, onde desenhei seu rosto, como minha maior obra. Era tudo o que eu queria ver e ter. A verdadeira imagem dela refletindo seu sorriso em mim. (Heraldo Almeida – livro Contos de Anaul).

 

********************

 

Livro
Carlos Piru lançou sua primeira obra literária: O Pretinho do Laguinho Que Virou Compositor. Uma viagem pela vida artística musical do autor. Parabéns.

 

Tambores
A 30ª edição do Encontro dos Tambores inicia, neste sábado (15), no Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos – Laguinho, às 19h. O evento encerra no dia 26, aniversário da UNA.

 

Casa nova
Marcelo Zona Sul agora faz parte da Império da Zona Norte, como diretor geral. Persidente Patrick Willian reforçando sua equipe. Boa sorte.

 

Música
Já nas plataformas digitais a nova música (clipe) de Zé Miguel e Roni Moraes, Chão da Baixada. Mais um obra valorizando o que é nosso. Parabéns.

 

‘Xamã Babalaô’
Título de uma música da parceria de Enrico Di Miceli e Ricardo Iraguany, gravada por Maria Ely. Esta obra foi apresentada no 3º Festival Amapaense da Canção, em 1999, onde Maria foi eleita a melhor intérprete.

 

Na mídia
Samba da Mangueira sendo considerado um dos melhores do carnaval carioca, do grupo especial. O Xamã Mestre Sacaca dando sorte para a Estação Primeira.

 

Samba
Tá dando o que falar o samba de enredo de Piratas da Batucada do carnaval 2026. Samba fácil, com melodia leve e bom de cantar, e uma linguagem bem popular.
Autoria de Rogério Sena, Ailson Picanço, André Alho, Silva Jr. E Luizinho Moura. Enredo: ‘Na Frequência do Amor, o Ritmo é Brega’.

 

***************************************************************************************

 

Crônica às pretas de mundos distantes

 

O quarto em luzes suaves e paredes atraentes ainda guardava o teu pouco perfume sobre mim.

 

Era como se Oxum tivesse passado por ali, abençoando cada gesto, cada respiração.

 

O silêncio tinha som, o som dos tambores distantes, ecoando no fundo da memória, lembrando que o amor também é reza.

 

Um de seus sorrisos manso e olhar firme trazia no corpo a força de tantas belezas africanas.

 

Ela não era só presença, era passagem, era luz, eram mudanças de corpos e de almas.

 

Quando me olhou, o tempo se desfez. Tudo virou agora. E o agora foi tudo o sagrado.

 

Havia uma ternura escondida na intensidade, uma calma dentro da tempestade. A cada toque, uma história se recontava. A cada suspiro, um canto ancestral pedia licença para ficar.

 

Quem sabe que o amor verdadeiro não se prende, apenas acontece.

E eu, ainda envolto em sua energia, agradeci pelo momento, pela pura magia e encantaria.

 

Porque esta noite, mais do que um encontro, vivemos  um rito. Um rito de corpo, alma e de um verdadeiro axé.

 

Para uma divindade africana, dos terreiros para todo sempre. (Jornalista Cláudio Rogério).

 

********************************

 

‘Das Ribeiras’

Nome do show que o cantor e compositor Nonato Santos vai realizar, no Sesc Araxá, dia 11 de novembro, às 21h. Convidados especiais: Zé Miguel, Ana Clara e Roni Moraes.

Com patrocínio do Governo Federal, Lei Aldir Blanc, governo do estado, Secult. Entrada franca.

 

Clipe

Cantora e compositora amapaense, Nani Rodrigues está gravando o vídeo clipe da música ‘Tá Chovendo Flor’, de autoria de Val Milhomem. Já nas plataformas digitais.

 

Musa

Liesap vai realizar o Concurso Musa do Carnaval 2026, dia 31 de outubro, na sede do Trem Desportivo Clube (Av. Feliciano Coelho – Trem), às 19h. Sete candidatas estão na disputa.

 

Literatura

Dia 8 de novembro vai acontecer a 1ª Feira Literária de Tartarugalzinho, na Praça Saturnino dos Santos, Centro da cidade.

Haverá sorteio de brindes, exposição literária, contação de história, recital de poemas, lançamentos de livros, oficinas, música, artesanato, apresentações artísticas e outras atrações.

 

Reforma

No sábado (25), o governador Clécio Luis anunciou a reforma e modernização do Teatro das Bacabeiras, com tempo de duração de um ano para as obras serem concluídas. “Tudo o que há de moderno em estrutura e equipamento, o novo Teatro terá”, disse Clécio.

 

Livro

Escritor Carlos Pirú vai lançar o seu primeiro livro, ‘O Pretinho do Laguinho Que Virou Compositor’, no dia 7 de novembro, no quintal da casa de seus pais (Av. Mãe Luzia – Laguinho). A obra destaca a vida e obra do autor.

 

‘Bento Banto’

Título de uma música de Zé Miguel e Joãozinho Gomes gravada pelo grupo Senzalas. “A caixa, a murta, o mastro, o santo. A dança, a santa, a cor, o canto. Bento Banto, Bento Banto…”.

 

*******************************

 

 

 

Exposição poética nas escolas da rede pública de ensino

 

No período de 14 a 30 de outubro a exposição poética “Trilha do Mar”, da poeta Ana Anspach, vai estar in loco nas escolas estaduais Antônio Castro Monteiro, Mário Quirino da Silva,  Antônio João e Prof Maria Cavalcante de Azevedo Picanço, respectivamente. A curta temporada da exposição se dá devido a aprovação do projeto no Edital 2025 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Amapá.

 

A exposição é composta por uma seleção de poemas do livro de Ana Anspach e ficará disposta em um ambiente que integra elementos visuais e sonoros relacionados ao rio e ao mar. Objetos como redes de pesca, minicanoas, matapi e representações de cursos d’água serão utilizados para criar uma ambientação imersiva. A ideia central é utilizar a metáfora das águas para representar a jornada do autoconhecimento, explorando as profundezas da mente e as correntes emocionais que moldam a experiência humana. Segundo a poeta, o processo criativo da exposição se deu através de experiências pessoais, que encontrou na poesia uma forma de superar desafios e explorar sua relação com o mar

 

“Me curei pelas minhas palavras, percorrendo o caminho de águas frias e turbulentas, até chegar na calmaria. Esse é o caminho que o mar também faz e acho que hoje, quanto mais falarmos sobre saúde mental, principalmente por meio da poesia, mais estaremos incentivando o bem-estar mental e emocional de terceiros”, contou Ana.

 

A programação da mostra poética começa no dia 14/10, na Escola Estadual Antônio Castro Monteiro e dia 23 de outubro na Escola Estadual Mário Quirino da Silva, ambas na Zona Sul de Macapá – AP. Depois segue para a Escola Estadual Antônio João, centro da cidade, no dia 28 de outubro. Por fim, se apresenta no dia 30 de outubro na Escola Estadual Profª Maria Cavalcante de Azevedo Picanço, no bairro Brasil Novo.

 

Coordenação geral e processo criativo – Ana Anspach; Orientação técnica da Exposição – Carla Nobre; Assistente de produção – Pedro Henrique Lima e Maria Eduarda de Oliveira; Oficina de acessibilidade cultural – Adriana Rodrigues; Oficineira – Andrea da Silva Lopes; Oficina em acessibilidade – Raih Amorim; Designer – Barbara da Silva Alves; Assessora de Imprensa – Bárbara Ribeiro; Atriz – Camila Nobre e Hayam Chandra e Fotógrafo Still – Aog Rocha. (Texto: Ana Anspack).

 

************************

 

Agenda

Na sexta (17), 22h, tem show de Deize Pinheiro em homenagem a Gal Costa e Bethânia. No Restaurante 313 (Av. Iracema C. Nunes, entre as Ruas Tiradentes e Gal. Rondon – Centro. Reservas de mesa: 96 99108-0070.

 

Gravação

Liesap continua com agenda de gravação dos sambas de enredos das escolas amapaense. O estúdio é o MD de Miquéias Reis. A escola de segunda e terça é Império do Povo.

 

Lançamento

Piratas da Batucada vai lançar seu samba de enredo no sábado (18), na sede do Trem. D. Clube, às 21h. Na programação terá apresentação dos pontos técnicos e segmentos da escola, além dos shows de Mauro Cota, Os Moreiras e da nova Porta Bandeira do Piratão. Garanta sua entrada: 96 99116-2026.

 

Música

Já nas plataformas digitais a nova música (clipe) de Zé Miguel e Roni Moraes, Chão da Baixada. Mais um obra valorizando o que é nosso. Parabéns.

 

‘Xamã Babalaô’

Título de uma música da parceria de Enrico Di Miceli e Ricardo Iraguany, gravada por Maria Ely. Esta obra foi apresentada no 3º Festival Amapaense da Canção, em 1999, onde Maria foi eleita a melhor intérprete.

 

Show

O cantador da Amazônia amapaense, Nonato Santos está preparando seu novo show e já tem data e local. No Sesc Araxá, dia 11 de novembro. Agenda aí.

 

Samba

Tá dando o que falar o samba de enredo de Piratas da Batucada do carnaval 2026. Samba fácil, com melodia leve e bom de cantar, e uma linguagem bem popular.

Autoria de Rogério Sena, Ailson Picanço, André Alho, Silva Jr. E Luizinho Moura. Enredo: ‘Na Frequência do Amor, o Ritmo é Brega’.

 

*****************************************

 

 

 

O espetáculo “O Julgamento” será apresentado em Macapá

 

Nos dias 18 e 19 de setembro, às 19h30, o público poderá prestigiar no Espaço Cangapé a montagem teatral “O Julgamento”, fruto da disciplina Prática de Montagem de Espetáculo, sob orientação da professora Marina Brito.

 

A peça mergulha no universo de uma pequena comunidade marcada por mistérios e memórias coletivas. No centro da trama, a morte enigmática de Dona Maria mobiliza quatro mulheres – Laís, Andra, Antônia Sinhá e Ayo – em um julgamento popular onde segredos, culpas e verdades vêm à tona. O espetáculo convida o público a participar como testemunha desse tribunal simbólico, no qual os limites entre inocência e culpa se tornam incertos.

 

Com encenação intensa e linguagem marcada por música, cânticos, monólogos e movimentos, “O Julgamento” não apenas envolve, mas também provoca reflexões: quem tem o poder de definir o certo e o errado?

 

A produção é assinada coletivamente, reunindo estudantes em diferentes frentes como direção, iluminação, sonoplastia, cenografia, figurino e maquiagem. O elenco é formado por Bárbara, Erica, Elisângela e Fox, trazendo ao palco atuações que prometem emocionar e instigar o público.

 

O espetáculo será apresentado no Espaço Cangapé – Rua Setentrional, 241 Araxá, às 19h30. Entrada gratuita.

 

 

Festival

Sábado (20) vai acontecer a semifinal do Festival de Samba Enredo da Mangueira 2026, da Estação Primeira de Mangueira, na quadra da escola no Rio de Janeiro.

Dos quatro sambas concorrentes, dois irão para a final no dia 27. Os sambas de autores amapaenses, 103 e 105, já estão na final.

 

Teatro

O Teatro Municipal de Macapá será inaugurado na sexta (19), e receberá o nome de Fernando Canto. Justa homenagem a esse ícone da arte e cultura amapaense.

Fernando foi poeta, compositor, escritor, músico e outras atividades ligadas à arte tucuju. Parabéns.

 

Prazo

Pelo regulamento da Liesap, carnaval 2026, as escolas de samba do Amapá terão até o dia 30 de setembro para entregarem seus sambas de enredo.

 

Lançamento

Piratas da Batucada vai lançar seu samba de enredo no dia 18 de outubro, na sede do Trem Desportivo Clube (Av. Feliciano Coelho – Trem). A escola está preparando uma vasta programação para o dia.

 

Porta Bandeira

Piratas da Batucada vai apresentar a sua nova Porta Bandeira, na programação do dia 18n de outubro. Nesse mesmo dia será o lançamento do samba de enredo da escola. O evento será na sede do Trem Desportivo Clube.

 

Gira Teatro

De 13 a 17 de novembro a Associação Gira Mundo vai realizar o 1º Gira Teatro Festival, em Macapá e Santana. As inscrições estão abertas até o dia 15 de outubro. Informações sobre inscrições: 96 98405-1389.

 

Enredo

O movimento do ‘brega’ no Amapá está se sentindo valorizado pelo enredo de Piratas da Batucada para o carnaval 2026. ‘Na Freqüência do Amor o Ritmo é Brega’.

“Nunca nos sentimos tão valorizados. Pela primeira vez alguém se lembrou da gente com respeito”, dizem os líderes dos grupos.

 

************************************************************************************************

 

1ª Feira de Negócios do Audiovisual da Amazônia Criativa

 

Em setembro, o estado do Amapá será o centro de conexões, formação e oportunidades para profissionais do audiovisual da Região Norte do Brasil., com a realização da 1ª Feira de Negócios do Audiovisual da Amazônia Criativa. Serão cinco dias de mesas de debates, debates, masterclass, pitchings, oficinas e acessibilidade, Curso Engenharia da Produção, voltados para produtores, roteiristas, diretores e realizadores independentes dos estados da região: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As inscrições foram prorrogadas até 27 de agosto.

 

Realizado pela Duda Filmes e pelo Instituto Amazônia Criativa, o evento conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, do Governo do Estado do Amapá e do Ministério da Cultura.

 

O destaque da programação será a seleção de 10 projetos audiovisuais para participar das pitching, com participação de players nacionais do setor. Cada estado da região Norte terá um projeto selecionado, com exceção do Amapá, que contará com quatro. Os realizadores selecionados dos demais estados terão logística completa garantida, com passagens, hospedagem e alimentação, para participar do evento. Das Rodadas de Negócios não tem número definido de participantes.

 

A iniciativa valoriza a diversidade regional, de gênero e étnico-racial, adotando sistema de cotas em suas seleções e abrindo espaço para novos talentos e olhares. Além disso, os melhores projetos nas categorias de longa-metragem e série (ficção e documentário) serão premiados com troféus, certificados e mentorias exclusivas com profissionais do mercado nacional, como Plataforma Transforma e Projeto Paradiso.

 

O tema da feira é “A primavera do audiovisual da Amazônia”, e se posiciona como uma plataforma estratégica para o fortalecimento da economia criativa e para a consolidação do Norte no mapa do audiovisual brasileiro.

 

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 27 de agosto para projetos nas categorias de longa e série (ficção ou documentário), além do curso de Engenharia da Produção. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no perfil do Instagram @dudafilmesap. Data da Feira: 23 a 27 de setembro de 2025. Local: Macapá/AP. Para se inscrever: @Duda Filmes. (Assessoria de Comunicação).

 

**************************

 

Legião

Alan Yared faz show na Casa Lisboa (Rua Tiradentes entre as Avs. FAB e Irecema C. Nunes – Centro) na sexta, 22, às 21h. ‘Legião Urbana Acústico’, homenagem a Banda nacional Legião Urbana. Agenda aí.

 

Samba

Festival de Samba Enredo da Mangueira, Etapa Amapá vai acontecer no sábado (23), no Trapiche Santa Inês – Orla de Macapá, às 18h. Seis sambas de compositores amapaenses estarão na disputa. O Campeão vai concorrer no Rio de Janeiro, na quadra da Mangueira, com mais 16 sambas, dia 27 de agosto.

 

Ensaios

Agenda de ensaios das baterias das escolas de samba do Amapá já iniciou visando o carnaval 2026. Ano que vem os desfilem vão acontecer dias 7 e 8 de fevereiro.

 

Saindo

Mestre de bateria da Embaixada de Samba, Fumaça, não comanda mais a bateria da escola. O profissional ainda não informou em qual agremiação vai trabalhar em 2026. Boa sorte.

 

Literatura

Na sexta (22) vai acontecer a 3ª Feira Popular de Livros de Macapá, às 17h, em frente à Casa do Artesão (Beira Rio). A realização é do Movimento Literário Afrologia Tucuju, com apoio cultural do GEA, através da Secult. #BoraLá.

 

Inauguração

Teatro Municipal de Macapá será inaugurado no dia 19 de setembro. A obra está nos últimos detalhes e será mais um espaço para escoar as obras dos artistas macapaenses.

 

Atrações

Ivente Sangalo e Alexandre Pires são atrações da Expofeira 2025, já anunciados pelo governador Clécio Luis, além de outros artistas nacionais.

 

***********************************

 

 

 

Helder Brandão lança livro sobre ancestralidade e cultura afroamapaense

 

A memória não se perde – ela canta-, dança, batuca, transita, resiste e se reinscreve. É com essa força que chega ao público o livro “Identidades e memórias afro-amapaenses na Performance Cultural do Batuque: Raízes do Bolão”, de autoria do cantor, músico e compositor Helder Brandão, que será lançado no dia 16 de agosto, no Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari (Rua Cândido Mendes – Centro), em Macapá, às 19h.

 

A obra é resultado de uma pesquisa de mestrado do autor (Mestrado em Letras – área de concentração Linguagens na Amazônia – Linha de Pesquisa Literatura, Cultura e Memória), sob o olhar sensível e profundamente comprometido com a ancestralidade afroamapaense, que mergulha nas práticas do grupo Raízes do Bolão. Mais que um estudo, é um gesto de reconhecimento à sabedoria coletiva, à resistência cultural e à performance como ferramenta de identidade.

 

O lançamento será um encontro de saberes, ritmos e afetos, com apresentações culturais, bate-papo com o autor e sessão de autógrafos. Oportunidade para refletir sobre a presença negra no Amapá e sua importância na formação simbólica da região. “Este livro é sobre memória viva. Sobre como o corpo carrega histórias, canta dores, mas também celebra esperanças”, destaca o autor, Helder Brandão.

 

Estão confirmadas as apresentações do cantor e compositor Beto Oscar; performance de marabaixo com Mario Neilton (Pezão), Tainá Cardoso e Rosa Silva; e claro, batuque com o Grupo Raízes do Bolão, do quilombo do Curiaú, os homenageados da noite. O e-book já está disponível nas principais plataformas digitais (Amazon, Google Play, Apple, Kobo e Cultura) e o lançamento presencial será gratuito e aberto ao público.

 

Helder Brandão é voz, corpo e tambor. Cantor e compositor premiado, forjado nos palcos de festivais como Femucic, Fecani e Sescanta, ele agora transforma sua vivência musical em palavra escrita — revelando-se, com potência e sensibilidade, um apaixonado pela literatura. Parceiro artístico constante de Beto Oscar, com quem constrói uma trajetória musical marcada pela irmandade e afeto, Helder estreia na seara literária com o livro Identidades e memórias afro-amapaenses na Performance Cultural do Batuque: Raízes do Bolão — arte em forma de resistência. Nas páginas, ele dança com a memória e escreve com o ritmo ancestral do Batuque. Com olhar comprometido com as raízes afroamapaenses, inaugura uma nova fase de sua caminhada — a do autor que escreve como quem canta: com alma, com corpo, com história. A literatura se abre como extensão natural de seu canto e sua luta, e ele chega como quem sempre esteve — com respeito, verdade e voz coletiva. (Assessoria de imprensa e produção: Rita Torrinha).

 

*********************************

 

Inauguração

Teatro Municipal de Macapá será inaugurado no dia 19 de setembro. A obra está nos últimos detalhes e será mais um espaço para escoar as obras dos artistas macapaenses.

 

Atrações

Ivente Sangalo e Alexandre Pires são atrações da Expofeira 2025, já anunciados pelo governador Clécio Luis, além de outros artistas nacionais.

 

Garantido

Artistas amapaense, de todos os segmentos, terão espaços exclusivos para suas apresentações na Expofeira. Isso é valorização e respeito aos atores da cena cultural do Amapá.

 

Agenda

Cantor e compositor amapaense, Zé Miguel está cumprindo agenda do projeto Sesc Amazônia das Artes, pelos estados da região Norte.

Já passou por Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM), Palmas (TO), e dia 23 faz show em Macapá, sua casa, na escola de música Walquiria Lima.

 

Musa

Liesap prepara programação para a realização do Concurso Musa do Carnaval 2026. Inscrições abertas até 15 de agosto pelo e-mail:liesap2020@gmail.com.

 

Legião

Cantor amapaense, Alan Yared faz show ‘Legião Urbana Acústico’, na Casa Lisboa (Rua Tiradentes, entre as Avs. FAB e Iracema. C. Nunes – Centro, dia 22 de agosto, às 21h. agenda aí.

 

Expo Favela

Dias 16 e 17 de agosto acontece a Expo Favela Innovation Amapá 2025, no Sebrae (AV. Enestino Borges – Laguinho). Entrada gratuita.

Mais de 200 empreendedores amapaenses apresentarão seus produtos, serviços e soluções nas áreas da economia criativa, gastronomia, moda, literatura, música, artes visuais, teatro, tecnologia e inovação.

 

***************************************************************************************************

 

Jazz na calçada estreia com intercâmbio do Amapá com Guiné-Bissau

 

A 8ª temporada de Jazz na Calçada inicia na próxima semana, abrindo a agenda cultural de música instrumental no Amapá, um delicioso aperitivo que antecede o Amapá Jazz Festival. Para esta abertura, Fineias Nelluty, musicista e idealizador do movimento musical, recebe na calçada Mestre Tiago, músicos de Guiné-Bissau e do Amapá, uma miscelânea de culturas e nações. A partir de 18h do dia 7 de agosto, começam as apresentações .

O jazz acontece na casa do Fineias, que batizou a calçada com o nome de seu pai Tiago, professor de música que despertou a veia musical em muitos amapaenses. Neste ambiente descontraído, os músicos se apresentam para uma plateia formada por fãs de jazz e outros estilos instrumentais, e que a cada edição atraem mais pessoas para a famosa calçada.

Manecas Costa e Micas Cabral são os músicos da Guiné-Bissau que abrem a temporada. Considerados embaixadores da África, eles traduzem a essência cultural africana em seus instrumentos, e são protagonistas de projetos artísticos. Manecas Costa é compositor e intérprete, e também produtor de artistas e bandas mundiais. Micas Cabral é vocalista da banda Tabanka Djaz, que inovou ao apostar numa modernização do ritmo gumbé, música tradicional guineense.

Amazon Music, Marrecos Land, Brenda Melo, Patrícia Bastos, Enrico Di Miceli, Val Milhomem, Joãozinho Gomes e o anfitrião Fineias Nelluty, também estão confirmados na estreia do Jazz na Calçada. Os artistas já têm o respeito do público e são parceiros do projeto Amapá Jazz Festival.

Este esquecimento para o festival de jazz vai ser feito semanalmente, aproveitando o fim de tarde de verão, até outubro, quando é realizado o esperado evento, que está em sua 17ª edição. Resultado de uma parceria entre Nelluty e o Coletivo Jazz do Amapá, o festival é o ápice da música regional e instrumental da Amazônia. Sempre às margens do rio amazonas, o Amapá Jazz Festival reúne em um só palco os maiores músicos de todo o Brasil e também do exterior.

A Calçada Mestre Tiago fica na avenida Clodóvil Coelho – 787, bairro do Trem. Não paga nada para assistir aos shows, e é permitido que levem cadeiras de plástico ou de praia, e sua bebida, em cooler.

Texto: Talismã Comunicação e Eventos.

 

***********************************

 

Música

Na quinta (7), às 21h, tem show musical do poetinha Osmar Júnior, na Tenda Cutural do Rods Bar (Araxá). Um repertório refinado da música brasileira, principalmente do Amapá.

 

Musa

Liesap está organizando o Concurso para eleger a Musa do Carnaval 2026. A atual é Valéria Santos que vai passar a faixa para a vencedora. Aguardem novas informações.

 

Lançamento

No sábado (9) Piratas da Batucada vai lançar seu enredo do carnaval 2026: ‘Na Frequência do Amor, o Ritmo é Brega’. A programação inicia, às 19h, em frente à Loja do Piratão, na Av. Eliezer Levi – Trem.
Atrações: Bateria e sua Rainha, Ala Musical, Casal Mestre Sala e Porta Bandeira, Baianas, tropas, fãs clubes e equipes (segmento tecno brega), e outras atrações.

 

Jazz

Começa na quinta (7), às 18h, a temporada do Jazz na Calçada abrindo a agenda cultural da música instrumental no Amapá. Na calçada da casa do criador do projeto, Finéias Nelluty, na Av. Clodóvio Coelho, entre as Ruas Leopoldo Machado e Jovino Dinoá – Trem. Várias atrações confirmadas.

 

Lilás

Título do show que Enrico Di Miceli e Ariel Moura vão realizar, dia 16 de agosto, no Restaurante 313 (Av. Iracema C. Nunes – Centro), a partir das 21h. Reserva de mesas: 96 99108-0070.

 

Carro som

Liesa (RJ) decide pelo fim do carro de som nos desfiles das escolas de samba do grupo especial, na Marquês de Sapucaí, já para o carnaval de 2026.
O presidente Gabriel David esclarece que a mudança faz parte de uma reformulação no sistema de som da avenida, o que vai modernizar a experiência musical dos desfiles. “A partir de 2026, todos os intérpretes utilizarão fones de ouvido, como em grandes shows”, diz o presidente.

 

Enredo

Mestre de Bateria Ciça é enredo da Viradouro para o carnaval 2026. Ele tem um legado de conquistas no carnaval brasileiro, mas foi na Viradouro seus maiores prêmios. Parabéns.

 

**********************************************

 

 

 

 

 

 

“Vou Tirar Você Desse Lugar”

 

Cantor e compositor brasileiro, Odair José é autor da música ‘Vou Tirar Você Desse Lugar’, gravada pelo próprio autor, em 1972.

 

Odair José é goiano nascido na cidade de Morrinhos, no dia 16 de agosto em 1948. Sua arte musical tem o estilo popular-romântico (MPB). Ele surgiu no cenário musical brasileiro na década de 70. Com mais de 50 anos de carreira e mais de 80 milhões de discos vendidos, lançou mais de 40 discos.

 

O autor diz que a música, ‘Vou Tirar Você Desse Lugar’, nasceu de suas vivências (observações) tocando e cantando nas noites, e que compõe mais das situações que observa. A música em questão narra a história de um ‘cara’ que vai à uma boate, conhece uma moça, “Eu trabalhei muita na vida noturna do Rio de Janeiro e vi muito isso acontecer”, disse Odair. A homem foi a primeira vez, conheceu a moça, voltou a segunda, terceira, etc…de repente em mais um retorno à casa noturna, ele chama a moça e diz que está apaixonado e que vai tirá-la daquele lugar, e não me interessa o que os outros vão pensar”, diz Odair José. Os dois se casaram e viveram felizes. Odair finaliza dizendo: “Não é uma história minha, mas poderia ter sido. Nas casas noturnas, na vida noturna, existem pessoas (homens e mulheres) maravilhosas e isso é possível acontecer. “E assim nasceu a música Vou Tirar Você Desse Lugar”, finaliza.

 

Vou Tirar Você Desse Lugar

Olha, a primeira vez que eu estive aqui foi só pra me distrair/Eu vim em busca do amor/Olha foi então que eu lhe conheci/Naquela noite fria, em seus braços/Meus problemas esqueci.

 

Olha, a segunda vez que eu estive aqui já não foi pra distrair/Eu senti saudade de você/Olha eu precisei do seu carinho/Pois eu me sentia tão sozinho/Já não podia mais lhe esquecer.

 

Eu vou tirar você desse lugar/Eu vou levar você pra ficar comigo/E não me interessa/O que os outros vão pensar.

Eu sei que você tem medo de não dar certo/Pensa que o passado vai estar sempre perto/E que um dia eu posso me arrepender/Eu quero que você não pense em nada triste/Pois quando o amor existe/ Não existe tempo pra sofrer.

 

****************************

 

Museu

Dia 19 de julho, reinauguração do Museu Kuahí dos Povos Indígenas de Oiapoque – Artes, Ciência e Tecnologia. O convite é geral.

 

Renovado

Fábio Moreno renova contrato como intérprete oficial de Piratas da Batucada para o carnaval 2026. Presidente Emanoel Oliveira garante que o time vem forte.

 

São Tiago

Programação dos 248 anos da vila histórica de Mazagão Velho (no município de Mazagão (AP) começou dia 13 de julho e encerra dia 28, na comunidade. A festividade leva encenações e rituais tradicionais, em homenagem a São Tiago. Programação completa no portal www.diariodoamapa.com.br.

 

Teatro

A Arteatro (CIA de teatro) de Roraima vem à Macapá realizar duas apresentações gratuitas do espetáculo ‘Gotas de Saberes’. Contação de histórias do povo originário da etnia Macuxi.

Dia 15 de julho, às 16h, no Quilombo de Ilha Redonda (BR-210, km 14), e no dia 16 de julho, às 19h, no Teatro Marco Zero, em Macapá.

 

Música

Cantor e compositor amapaense, Alan Yared realiza o show ‘Legião Urbana Acústico’, no Restaurante 313, quinta (17), às 21h. Av. Iracema Carvão Nunes, entre as Ruas Gal Rondon e Tiradentes – Centro.

 

Mudança

Algumas escolas de samba do Amapá estão contratando profissionais para o carnaval 2026, é a famosa dança das cadeiras. Normal.

 

Novidade

Poetinha Osmar Júnior está com música nova, ‘Santana a Ilha do Amor’, lançada no programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9), nessa segunda (14).

 

******************************************

 

 

 

O que é música popular?

 

Música popular é qualquer gênero musical acessível ao público em geral. Distingue-se da música folclórica por ser escrita e comercializada como uma comodidade, sendo a evolução natural da música folclórica, que seria a música de um povo transmitida ao longo das gerações.

 

São muitos numerosos os gêneros inerentes à música popular tais como: o samba, chorinho, frevo, baião, maracatu, música caipira, música nativista gaúcha, as cantilenas, rock, blues, jazz. Em geral estão associados ao ritmo, a cultura e a construção de uma sociedade. Assim, pessoas nascidas durante os anos 60 tendem a apreciar as músicas dos anos 70, tais como os Beatles, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Chico Buarque de Hollanda e Quarteto em Cy ou os Rolling Stones, Mutantes, Os Novos Baianos e a Tropicália.

 

Evidentemente que é grande a variedade de gêneros apreciados e muitas vezes os que apreciam um gênero podem não apreciar outro. Como por exemplo brasileiro, um apreciador de Samba na grande maioria das vezes não aprecia a música sertanejo universitário, e vice-versa por motivos óbvios a sertanejo universitário utilizada cultura de massa e uma música de entretenimento utilizada pela mídia e o samba é cultura do povo brasileiro.

 

Muito da música popular provém de negócios disseminados com fins lucrativos. Executivos e empregados de negócios vinculados à música popular tentam selecionar e cultivar a música que teria um grande sucesso com o público, e assim maximizar os negócios da empresa. Nessa acepção, a música popular é distinta da música folclórica, criada pelo povo em geral para sua própria apreciação, e a música clássica, originalmente escrita para a igreja ou para a nobreza, e atualmente subsidiada pelos governos e universidades.

 

Apesar de os negócios controlarem os pilares da música popular, nem sempre os jovens aspirantes a se tornarem músicos populares são impulsionados pelo dinheiro. Em geral, eles aspiram a encontrar uma forma para sua expressão ou criatividade, ou simplesmente por diversão. Historicamente, os motivos de conflito de executivos e músicos se tornaram motivo de tensão na indústria da música popular pelo mundo.

 

**********************************

 

 

Campeãs

Quadrilhas juninas Simpatia da Juventude, Estrela do Norte e Luar do Sertão conquistaram o Festival Estadual realizado pelo Instituto Arraial do Meio do Mundo. Parabéns.

 

Nacional

Simpatia da Juventude vai representar o Amapá no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, em Maceió (AL), no final de julho. O concurso é realizado pela Conaqj.

 

Carnaval

Carnavalesco da Mangueira, Sidnei França esteve em Macapá reunido com compositores locais e conversando sobre a sinopse do enredo 2026: Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra. Em Macapá vai acontecer uma seletiva para o festival de samba de enredo da agremiação.

 

 ‘Acordei’

Título da nova música de Zé Miguel, com participação especial de Letícia Adriani. Disponível nas plataformas digitais. A obra faz parte do projeto Gerações, que o artista criou. Parabéns.

 

‘Bituca’

Apelido do consagrado cantor e compositor brasileiro, Milton Nascimento, assim chamado desde a infância.

 

Cultura

Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Ela é repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes.

 

 

*********************************