Cidades

‘Aumento de tributo é só em última hipótese’, diz vice Michel Temer

 O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou que o governo irá aumentar impostos “só em última hipótese”. Temer falou rapidamente com jornalistas antes de deixar o Palácio do Planalto para se dirigir ao Palácio do Jaburu, onde irá receber governadores do PMDB e os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).


Mais cedo, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse, em Paris, que um aumento nas alíquotas do Imposto de Renda é uma possibilidade em estudo dentro do governo para ajudar no equilíbrio das contas públicas e viabilizar “uma ponte fiscal sustentável”.

“Aumento de tributo é só em última hipótese. Em última hipótese, [mas] descartável desde já. Nós não queremos isso”, afirmou Temer. “Temos que verificar, se for possível, simplesmente cortar despesas. A tendência é essa”, complementou o vice-presidente.

Também nesta terça, Eduardo Cunha e Renan Calheiros criticaram a possibilidade do aumento no IR. Para Cunha, o governo deve cortar gastos em vez de onerar o contribuinte. Já Renan defendeu que “a primeira coisa a se fazer é cortar despesa”.

Temer admitiu, porém, que um dos temas a serem discutidos no jantar com peemedebistas será o aumento da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que é um tributo cobrado sobre a venda de combustíveis, para gerar recursos para os cofres da União e dos Estados.

O vice-presidente contou ter ficado “impressionado” com a argumentação do ex-ministro Delfim Netto, que defendeu a tese do aumento da Cide em conversa com Temer, conforme o Blog do Camarotti.

“A argumentação dele é justamente essa: que de um lado traz recursos para a União e de outro, para os estados, mas isso nós vamos ver com os governadores”, ponderou. Segundo ele, a ideia é ouvir sugestões do peemedebistas para apresenta-las à presidente Dilma Rousseff. “Nós vamos discutir esse tema [da Cide]. E o tema se inicia exatamente pela ideia do corte de despesas, as pessoas não querem, de modo geral qualquer aumento de tributo”, disse.


Deixe seu comentário


Publicidade