Cidades

Dilma diz que Orçamento com déficit mostra ‘claramente’

Ela disse que não gosta da CPMF, mas não afasta fontes de receita.


A presidente Dilma Rousseff afirmou que o Orçamento enviado ao Congresso Nacional com previsão de déficit demonstra que o governo está sendo “transparente” e revela “claramente” que há um problema”.

Na segunda, 31, o governo entregou ao Legislativo um projeto de Orçamento que, pela primeira vez, prevê gastos maiores que as receitas. A estimativa de déficit para 2016 é de R$ 30,5 bilhões, o que representa 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

“estamos evidenciando que tem um déficit, estamos sendo transparentes e mostrando, claramente, que tem um problema. Nós não fugiremos às nossas responsabilidades de propor a solução do problema. […] não transferindo a responsabilidade de ninguém, porque ela sempre será nossa”, disse a presidente a jornalistas ao final da cerimônia que recepcionou os 56 vencedores da WorldSkills, um torneio mundial de educação profissional.

A peça orçamentária com déficit gerou impasse no parlamento. Na tarde desta terça (1º), líderes da oposição chegaram a pedir, formalmente, que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), devolva ao Executivo o Orçamento do ano que vem. Os oposicionistas alegaram que cabe ao governo federal propor uma peça orçamentária com equilíbrio entre receitas e despesas, e não ao Legislativo.

Renan descartou devolver o projeto a Dilma. Segundo ele, é “papel do Congresso” melhorar o texto, e cabe ao governo federal “sugerir caminhos para a solução do déficit”.


Deixe seu comentário


Publicidade