Paulo Silva
Fila zerada
O governo do Amapá informou que zerou a fila de espera para consultas e exames oftalmológicos em sete municípios do estado. A iniciativa faz parte de uma estratégia de descentralização e humanização, garantindo que o cidadão amapaense acesse serviços de alta complexidade sem precisar se deslocar por longas distâncias. O programa já passou por Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Porto Grande, Calçoene, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho e Amapá. Nestes locais o trabalho com livre demanda, atendendo nas UBSs e escolas estaduais. O paciente que procura o serviço e já sai com a consulta marcada.
Avaliação de plano
Presidida pelo deputado Josenildo (PDT-AP), a comissão mista responsável por analisar a medida provisória que muda as regras do pagamento do seguro-defeso se reúne na terça-feira (10), para avaliar o plano de trabalho apresentado pelo relator do colegiado, senador Beto Faro (PT-PA). A MP 1.323/2025 transferiu do INSS para o Ministério do Trabalho a responsabilidade de processar os pedidos do seguro. Também aumentou as exigências para o procedimento: os pescadores beneficiários deverão ser inscritos no CadÚnico, fornecer dados biométricos de modo a evitar fraudes e atender a novos requisitos para concessão e manutenção do benefício.
Cessão autoral
O Diário Oficial da União publicou o Contrato de Cessão e Transferência de Direitos Autorais celebrado entre o senado federal (cessionário) e o jornalista Renivaldo Costa (cedente) sobre a obra o livro intitulado “As Histórias da História do Amapá”, cuja titularidade pertence a ele.
Reforma agrária
No Incra Amapá, a Comissão de Credenciamento para análise de entidades representativas dos beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária – PNRA, publicou hoje (6) lista das entidades com interesse em celebrar acordos de cooperação técnica, visando a disponibilização de equipe técnica habilitada para elaboração de projetos arquitetônico e de engenharia, acompanhamento, execução e fiscalização das obras das unidades habitacionais na área de circunscrição da superintendência regional do órgão no estado do Amapá.
Carnaval de Santana
A Prefeitura de Santana iniciou o credenciamento de jornalistas, assessores de imprensa, profissionais da comunicação institucional e demais comunicadores interessados na cobertura do Carnaval de Santana 2026. Eles terão até terça-feira (10), para preencher o formulário on-line de inscrição. A retirada das credenciais será na sexta-feira (13), a partir das 9h, na Central do Carnaval, na Avenida Santana. A quantidade de credenciais é limitada por veículo. O Carnaval de micareta de Santana acontece nos dias 14, 15, 16, 17 e 21 de fevereiro, com a animação dos blocos no corredor da folia.
Regularização fundiária
A atuação conjunta do Sebrae/AP) e do Incra/AP) tem fortalecido a regularização fundiária e impulsionado o desenvolvimento produtivo dos assentamentos rurais no estado. Na quinta-feira (5), as instituições se reuniram para apresentar os resultados alcançados nos três anos de parceria, a partir de atuação integrada que envolveu segurança jurídica da terra, georreferenciamento, orientação técnica e acesso ao crédito. O presidente do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, destacou que o estado é atualmente a única unidade do Sebrae no país que possui uma parceria efetiva com o Incra, principalmente na entrega de títulos.
Oferta de curso
Na Universidade Federal do Amapá, o Curso de Educação em Direitos Humanos oferta 400 vagas para profissionais da rede pública de ensino. Interessados podem se inscrever gratuitamente até 13 de fevereiro. As vagas são destinadas a profissionais da rede pública de educação básica, dos estados da Amazônia brasileira, incluindo o Amapá. As vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição e classificação dos candidatos homologados. O resultado da seleção sai no dia 20 de fevereiro, e as aulas iniciam em 2 de março.
Recomendação expedida
O Ministério Público do Amapá expediu recomendação ao governo do estado – Secretaria da Saúde – para que proceda à formal designação e ao efetivo cadastramento dos responsáveis técnicos médicos de todas as unidades de saúde sob gestão estadual junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM/AP); regularize eventuais pendências relacionadas à ausência, desatualização ou inconsistência das informações referentes aos responsáveis, e padronize os procedimentos internos de indicação, designação e comunicação, de modo a assegurar a atualização permanente dos registros.
Sessão virtual
O Tribunal de Contas do Amapá realiza, no período de meia noite de segunda-feira (9) à 23h59 do dia 13 (quarta-feira), sessão do plenário virtual, com 338 processos na pauta. A maioria (320) tem a ver com atos de admissão de pessoal, e atos concessivos de aposentadora de pessoal do governo do estado e prefeituras. Tem também um processo de 2018, que trata do recurso de reexame contra a decisão que negou o registro de ato concessivo de aposentadoria ao então promotor de justiça Moisés Rivaldo Pereira (falecido).
Dispensa e designação
Publicada a portaria de dispensa, a pedido, da juíza Simone Moraes dos Santos, da titularidade do Juízo da 4ª Zona Eleitoral/Oiapoque, e a designação do juiz Heraldo Nascimento da Costa para a vaga. No requerimento no qual solicitou a dispensa, a juíza Simone Moraes dos Santos alegou motivos de conveniência administrativa e funcional. O biênio dela só terminaria em junho de 2027. Heraldo Costa já vai cuidar da eleição suplementar para prefeito e vice de Oiapoque, marcada para abril.
Primeiro defeso
Terminou nesta sexta-feira 6, o primeiro ciclo anual do defeso caranguejo-uçá. Os novos períodos previstos ao longo deste semestre serão de 17 a 22 de fevereiro, de 3 a 8 de março, de 18 a 23 de março, de 1º a 6 de abril e de 17 a 22 de abril. Nesses dias, ficam proibidos a captura, o transporte e a comercialização do crustáceo, sob pena de multas e outras sanções previstas na legislação ambiental.
Vassoura-de-bruxa
O Ministério da Agricultura e Pecuária prorrogou por mais um ano o estado de emergência fitossanitário relacionado à vassoura-de-bruxa da mandioca, doença causada pelo fungo Rhizoctonia theobromae. A medida mantém ações de prevenção e controle no Pará e no Amapá diante do risco de disseminação da praga.
Rapidinhas
Data – Este sábado, 7 de fevereiro, marca os 57 anos da inauguração (1969) do Hospital Escola São Camilo e São Luiz.
Distrito – O Governo do Amapá realizou, nesta sexta-feira (6), uma audiência pública para discutir a proposta de criação e reconhecimento do Distrito Mineiro do Vale do Vila Nova, no município de Porto Grande.
Apurando – O Ministério Público do Amapá acompanha diligências de apuração de autoria e materialidade dos danos ambientais (desmatamento e queimadas) e conflito agrário na localidade do Rio Anauerapucu, Retiro Bom Jesus, em Santana, com identificação civil do suposto infrator.
**********************************
Pacto contra feminicídio
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, participou da assinatura do Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio. A iniciativa conjunta do Legislativo, do Executivo e do Judiciário busca conter os assassinatos de mulheres, com a promoção de ações de prevenção, proteção, responsabilização de agressores e garantia de direitos. Davi lembrou que o Legislativo aprovou nos últimos anos uma série de medidas para coibir o assassinato de mulheres e punir com mais rigor os feminicidas. E disse que o combate à violência contra a mulher é uma prioridade de todas as instituições brasileiras.
Primeira infância
Durante a primeira sessão ordinária deste ano, a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) utilizou o Grande Expediente para realizar a entrega de exemplares do Diagnóstico da Primeira Infância do estado aos prefeitos dos 16 municípios e aos coordenadores do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O Amapá tornou-se a primeira unidade da federação a apresentar o relatório, que foi elaborado ao longo do ano de 2025 pela Caravana da Primeira Infância da Casa Legislativa e apresenta dados sobre a qualidade de vida de crianças de até 6 anos, podendo orientar a formulação de futuras políticas públicas voltadas a esse público.
Prazo de adesão ao PAI
Decreto do governador Clécio Luís determina que o prazo para a adesão ao Programa de Aposentadoria Incentivada – PAI, iniciado em agosto de 2025, se encerrará no dia 31 de março de 2026. Não serão aceitos, em nenhuma hipótese, pedidos de adesão protocolados fora do prazo previsto no decreto.
Salão do artesanato
A Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo do Governo do Amapá lançou edital de seleção de interessados em participar do 21º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, com o apoio do PAB. O edital vai selecionar produção artesanal de artesãos individuais e mestres artesãos, entidades representativas de artesãos (associação ou cooperativa) ou grupo de produção artesanal, para ocupação de espaço coletivo com a proposta de divulgar e comercializar produtos artesanais do Amapá no evento, a ser realizado de 1 a 5 de abril, em Brasília. São oito vagas para o Amapá, e o transporte das peças de artesanato – ida e volta – ficará sob a responsabilidade da secretaria. Inscrições vão até 5 de março.
Alerta a invasores
Em virtude de medida liminar concedida em pela 1ª Vara Civel e de Fazenda Pública da comarca de Santana, em ação de interdito proibitório, a Secretaria da Habitação do Governo do Amapá informa “que os invasores devem cessar os atos de turbação ou de esbulho e que se mantenham afastados, no mínimo, 100 metros do imóvel público denominado “Área do Gaúcho”, situado no Setor 09, da Gleba Matapi II, bairro Jardim Floresta (antigo Fonte Nova), no município de Santana, com área total de 26,6745 hectares, sob pena de aplicação de multa, sanções administrativas, civis e penais.”
Repasse autorizado
A diretora-geral substituta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agnes Maria de Aragão da Costa, deferiu, de acordo com a deliberação da diretoria, o pedido de medida cautelar protocolado pela Companhia de Eletricidade do Amapá – CEA, com vistas a liberar em favor da companhia o recurso extraordinário de R$ 118.642.961,90, referente ao crédito dos valores excedentes do mecanismo concorrencial centralizado associado à repactuação do risco hidrológico (GSF) para fins de modicidade tarifária, assegurado por lei, autorizando a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE o repasse do recurso.
Seguro-defeso
Com o deputado federal Josenildo, do Amapá, na presidência, o Congresso Nacional instalou comissão mista para analisar a Medida Provisória 1323/25, que muda as regras do pagamento do seguro-defeso. Por aclamação, o deputado Josenildo (PDT-AP) foi eleito presidente do colegiado. A medida provisória transferiu do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o Ministério do Trabalho a responsabilidade de receber, processar e habilitar os beneficiários do seguro-desemprego do pescador artesanal (seguro-defeso). Além disso, os beneficiários deverão ser inscritos no CadÚnico, fornecer dados biométricos de modo a evitar fraudes, e atender a novos requisitos para concessão e manutenção do seguro.
Unidade liberada
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou a unidade geradora UG2, de 3.750,00 kW, de capacidade instalada, da PCH Salto Cafesoca, localizada no município de Oiapoque no estado do Amapá, de titularidade da Oiapoque Energia S/A, para início da operação em teste. A liberação vale a partir desta quinta-feira, 5 de fevereiro.
Registro indeferido
O Diretor do Departamento de Relações do Trabalho, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), considerando a irregularidade processual e com fundamento em análise técnica, indeferiu o pedido de registro sindical do Sindicato das Indústrias de Mineração do estado do Amapá (Sindiminas/AP), tendo em vista a irregularidade de documentação apresentada após notificação de saneamento. O processo foi arquivado.
Piso para conselheiros
Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que define um piso salarial nacional de R$ 3.040,00 para os conselheiros tutelares. Pelo texto, o valor será reajustado anualmente com base na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A medida visa garantir condições dignas de trabalho para os profissionais responsáveis por zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, e vinculado à administração pública. Hoje, o ECA determina que a remuneração e o pagamento dos integrantes sejam definidos em legislação municipal ou distrital.
Prorrogação de contrato
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) aditou o contrato com a Watt Tecnologia, que tem por objeto fornecimento de duas unidades de processamento de frutos destinados à implantação de ações de estruturação das cadeias produtivas na área de atuação da companhia no estado do Amapá. A prorrogação da execução do contrato é por mais 150 dias, passando de 15 de janeiro para 14 de junho, e a vigência vai até 31 de agosto.
Assembleia convocada
O Conselho Regional de Odontologia do Amapá (CRO/AP) está convocando assembleia geral para 13 de fevereiro, na sede da entidade, na modalidade presencial. Na pauta a apreciação do processo de prestação de contas. Só votarão os associados quites com a tesouraria, e que tenham sido inscritos no conselho até 31 de dezembro de 2025.
Rapidinhas
Aprovação – Na primeira sessão plenária de 2026, o Senado, presidido pelo senador Davi Alcolumbre, aprovou duas medidas provisórias. Uma delas trata do benefício Gás do Povo e amplia o acesso do gás para famílias de baixa renda. O Amapá é um dos estados beneficiados.
Saúde – O Brasil deve ter, até 2028, cerca de 781 mil novos casos de câncer por ano. A projeção faz parte do documento Estimativas 2026-2028, pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) durante evento em referência ao Dia Mundial do Câncer.
Ação – MP-AP articula ações com instituições para fortalecer o enfrentamento ao tráfico de pessoas no Amapá.
*********************************
Rota Ilhas das Guianas
A ministra Simone Tebet, do Ministério do Planejamento e Orçamento, assinou portaria instituindo o Programa Rotas de Integração Sul-Americana – Rotas, com a finalidade de planejar e articular ações integradas, bem como de subsidiar a formulação e a implementação de políticas públicas, para a integração da infraestrutura física, digital, social, ambiental e cultural entre os países da América do Sul. Na portaria, a Rota Ilha das Guianas: multimodal, compreende os estados do Amapá e Roraima em sua totalidade e a parte norte dos estados do Amazonas e do Pará, que fazem interface com a Guiana Francesa, o Suriname, a Guiana e a Venezuela. A instituição do Rotas não implica, por si só, a criação de despesa obrigatória, a abertura de crédito adicional, a ampliação de dotação orçamentária, a geração de obrigação jurídica de pagamento ou a constituição de direito subjetivo ou expectativa de direito.
Acordo em precatórios
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região realizou audiências de conciliação entre o Governo do Amapá e também representante do município do Amapá para pagamento de precatórios. No total foram 22 audiências envolvendo o estado do Amapá como devedor e outras partes. As audiências de conciliação foram presididas pelo corregedor regional do TRT-8, desembargador Luís José de Jesus Ribeiro. No total devem ser pagos mais de R$ 2 milhões de valores em precatórios.
Acessibilidade e inclusão
O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio da Escola Judicial do Amapá (Ejap), iniciou o curso “Acessibilidade e Inclusão no Ambiente Jurídico”. A capacitação, promovida pela Escola, tem carga horária de 20 horas-aula e segue até o dia 28 de fevereiro por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Ejap, em formato totalmente virtual, autoinstrucional: modalidade de Educação a Distância (EaD) onde o aluno aprende no seu próprio ritmo, sem tutores ou professores em tempo real.
Atenção a pessoas
Considerando resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o desembargador Carmo Antônio de Sousa, instituiu, no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), a Comissão Local da Política de Atenção a Pessoas em Situação de Rua (PopRuaJud), com a finalidade de implementar, acompanhar e monitorar as ações relacionadas à Política Nacional instituída pelo CNJ. A comissão é presidida pelo juiz-membro Galliano Cei Neto.
Jovem Senador
Estão abertas as inscrições para o concurso de redação do Programa Jovem Senador 2026. Os estudantes interessados deverão redigir um texto dissertativo-argumentativo com o tema “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável” até o dia 17 de abril. Podem participar os alunos de até 19 anos do ensino médio da rede pública dos 26 estados e do Distrito Federal.
Veto na dosimetria
Senado e Câmara vão analisar, em sessão do Congresso ainda a ser marcada, o veto integral do presidente Lula ao projeto de lei da dosimetria, que reduz a pena de condenados por tentativa de golpe de Estado. O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), reconhece que a votação será apertada mas disse acreditar que é possível manter o veto.
TCE no Oiapoque
O presidente do Tribunal de Contas do Amapá (TCE/AP), Reginaldo Ennes, se reuniu na segunda-feira, 2 de fevereiro, com vereadores e a sociedade civil na Câmara Municipal de Oiapoque para ouvir as principais necessidades da população local. A agenda institucional é coordenada pela 2ª vice-presidente do TCE/AP, conselheira Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, relatora do município para o biênio 2026/2027.
Recomendação ao Incra
O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendação à Superintendência Regional do Incra no Amapá para que o órgão regularize, de forma efetiva, o Projeto de Assentamento (PA) Vila Velha do Cassiporé, localizado em Oiapoque. A iniciativa busca pôr fim à omissão e à demora estatal que se arrasta desde a criação do assentamento, em 1999. O Incra tem agora o prazo de 30 dias úteis para apresentar um cronograma detalhado que inclua o levantamento ocupacional das famílias, o georreferenciamento dos lotes e a concessão de créditos para os trabalhadores rurais.
Direitos humanos
O procurador-geral de justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Alexandre Monteiro, reuniu-se, na segunda-feira (2), com representantes da Comissão de Direitos Humanos e de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amapá (OAB/AP), da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e da Polícia Federal para discutir estratégias de enfrentamento ao tráfico de pessoas no estado. O encontro teve como foco ampliar o diálogo interinstitucional, avaliar o cenário local e fortalecer ações conjuntas de prevenção, repressão ao crime e proteção às vítimas.
Valores do etanol
Os preços médios do etanol hidratado subiram em 14 estados, caíram em outros cinco e no Distrito Federal e ficaram estáveis em seis na semana encerrada no sábado (31). No Amapá não houve medição. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pelo AE-Taxas. Nos postos pesquisados pela ANP em todo o país, o preço médio do etanol subiu 0,43% na comparação com a semana anterior, a R$ 4,63 o litro. Em São Paulo, principal estado produtor, consumidor e com mais postos avaliados, o preço subiu 0,90, para R$ 4,46 o litro.
Eclipse solar anular
O céu reserva um fenômeno impressionante para 2026: o eclipse solar anular, conhecido como “anel de fogo”. O evento acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, criando um efeito visual raro e fascinante, que poderá ser acompanhado em algumas regiões do planeta ainda que, para os brasileiros, a observação direta não seja possível desta vez. Esse fenômeno astronômico poderá ser observado em 17 de fevereiro de 2026 e chama atenção justamente pela sua aparência singular durante o alinhamento dos três corpos celestes. No momento máximo do eclipse, a sombra da Lua encobre apenas parte do Sol, deixando visível um círculo brilhante ao redor.
Condenação mantida
Em sessão realizada nesta terça-feira (3), a Câmara Única do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) manteve, por unanimidade, a condenação do Banco Bradesco S.A. ao pagamento de indenização a cliente Ilma da Silva Oliveira. O colegiado julgou o processo, oriundo de Laranjal do Jari, de relatoria do juiz convocado Marconi Pimenta, que envolve a venda de um veículo financiado mesmo após decisão judicial que determinava a suspensão da busca e apreensão e a devolução do bem à proprietária.
Rapidinhas
História – Esta quarta-feira, 4 de fevereiro, marca os 268 anos da elevação de Macapá à categoria de Vila. A então Vila de São José de Macapá originou-se de uma fortificação militar, situada próximo ao atual Igarapé da Fortaleza, em Santana, em 1758.
Bancos – Em Calçoene, o promotor de justiça Matheus Mendes, do Ministério Público do Amapá, converteu notícia de fato (denúncia) em procedimento preparatório, tendo por objeto “apurar a ausência de agências bancárias e a insuficiência dos serviços bancários prestados no município.
Nomeação – Depois de 12 anos e meio como juiz estadual e eleitoral em Tartarugalzinho, o juiz Heraldo Costa foi escolhido e nomeado pelo desembargador Carmo Antônio de Souza, do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, para ser juiz eleitoral de Oiapoque. Ele vai conduzir a eleição suplementar para prefeito, marcada para abril.
************************************
Saúde em Tartarugalzinho
A carreta do programa Agora Tem Especialistas iniciou os atendimentos em Tartarugalzinho, onde fica até 27 de fevereiro, ampliando o acesso da população feminina a exames e consultas especializadas. A ação é resultado da parceria entre o Governo do Amapá, o Ministério da Saúde, a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde e a Prefeitura do município. São oferecidos serviços como mamografia, ultrassonografia mamária bilateral, punção de mama por agulha grossa, biópsia de nódulo mamário, exame anatomopatológico, ultrassonografias transvaginal e pélvica, além de consultas ginecológicas e atendimentos por telemedicina, ampliando a prevenção, o diagnóstico precoce e o cuidado integral à saúde da mulher.
Diálogo sobre mineração
Nesta terça-feira 3, na Secretaria da Mineração, o governo do Amapá promove reunião institucional com representantes da empresa CADAM S.A., com o objetivo de fortalecer o diálogo entre a gestão estadual e o setor mineral. A reunião terá como foco o alinhamento de ações estratégicas relacionadas às atividades da CADAM S.A. no estado, abordando temas como regularização da atividade mineral, boas práticas ambientais, responsabilidade social, geração de emprego e renda, além das perspectivas de investimentos no Amapá.
Alerta aos prefeitos
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome publicou portaria que estabelece regras e procedimentos para a participação de novos municípios no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades. O prazo de manifestação de interesse das cidades será até o dia 9 de fevereiro.
Saúde é da conta
Considerando que a atenção primária à saúde nos municípios do estado é a porta de entrada para serviços essenciais, como a vacinação, acompanhamento do pré-natal, promoção da saúde e o cuidado contínuo de doenças crônicas, a exemplo da hipertensão e do diabetes, o Tribunal de Contas do Amapá (TCE/AP) criou o projeto “Saúde é da Conta de Todos”, coordenado pelo conselheiro Paulo Roberto Martins. Na prática, durante o ano, as equipes do TCE/AP realizam fiscalizações que envolvem visitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Postos de Saúde dos municípios. O objetivo é conhecer o funcionamento das unidades, a forma de atendimento à população e as condições da estrutura física.
União intimada
O desembargador Mário Mazurek, do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, determinou a intimação da União para que, no prazo de cinco dias, manifeste-se acerca das informações prestadas pela Receita Federal do Brasil, indicando eventual prosseguimento da execução ou requerimentos complementares envolvendo o ex-deputado estadual José Tupinambá, decorrente da desaprovação de prestação de contas referente às Eleições de 2018. O acórdão determinou o recolhimento de R$ 25 mil ao Tesouro Nacional. A dívida de Tupinambá, atualizada em janeiro de 2024, totalizava R$ 42.085,70.
Julgamentos pautados
Na sessão marcada para quinta-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá julga a prestação de contas anual do União Brasil, representado pelo advogado Paulo Melém, com relatoria da juíza Paola Santos. Também retoma o julgamento de recurso da federação Psol/Rede contra o Ministério Público Eleitoral. Nesse processo a relatoria é do juiz Normandes Sousa. A vista está com a juíza Paola Santos.
Volta de concessão
A Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio) informou que o estado de São Paulo autorizou o retorno da concessão do incentivo fiscal às Áreas de Livre Comércio, medida que fortalece a competitividade das empresas e impulsiona a economia amapaense. Presidente da Fecomércio, Ladislao Monte disse que a decisão é fruto da atuação institucional firme, técnica e persistente da entidade junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em defesa dos interesses do setor produtivo, destacando a importância estratégica das Áreas de Livre Comércio para a geração de emprego e renda no estado.
Contratação de candidatos
A Companhia Docas de Santana informou que, para cumprimento dos procedimentos necessários à contratação de candidatos classificados no concurso público regido para provimento de vagas ao cargo de guarda portuário, o resultado do certame já está disponível no site da companhia www.docasdesantana.com.br.
Bandeira verde
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a bandeira tarifária verde para o mês de fevereiro, mesmo patamar vigente em janeiro. As condições favoráveis à geração de energia no país permitiram que os consumidores não tenham o valor adicional nas faturas no próximo mês, ainda dentro do período chuvoso. O anúncio vem conforme a previsão para os primeiros meses do ano.
Restrições de circulação
Portaria da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dispõe sobre a restrição do trânsito de Veículos e Combinações de Veículos excedentes em peso e ou dimensões aos limites máximos estabelecidos pela Resolução 882/2021 do Conselho Nacional de Trânsito e suas alterações, passíveis ou não da concessão de Autorização Especial de Trânsito – AET ou Autorização Específica – AE, em rodovias federais nos períodos dos feriados do ano de 2026. A restrição abrangerá todos os trechos de pista simples nas rodovias federais, com exceção dos estados do Amapá, Acre, Amazonas, Pará e Roraima, que não haverá restrições de circulação de trânsito.
Destinação de bens
Está em análise na Câmara dos Deputados um projeto de lei que regulariza o destino de bens e veículos abandonados em unidades das Polícias Civis dos estados, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A proposta estabelece um prazo de 90 dias após notificação para que os proprietários reclamem seus bens, sob pena de serem considerados abandonados. Bens não reclamados no prazo poderão ser destinados ao uso institucional ou alienados em leilão, com os recursos direcionados à modernização policial. Poderão ainda ser destruídos, no caso dos considerados inservíveis, seguindo normas sanitárias e ambientais.
Novo mínimo
Nesta segunda-feira (2), começou a ser pago aos trabalhadores brasileiros o salário mínimo de R$ 1.621, referente ao mês de janeiro. No ano de 2025, o piso do salário no Brasil era de R$ 1.518 — o aumento de R$ 103 representa reajuste de 6,79%. Para fins de comparação, a inflação no passado foi de 4,26%.
Rapidinhas
Obras – O governo do Amapá vai contratar empresa especializada para a requalificação da Casa do Artesão e Espaço Amapá Sabor no município de Macapá. Acolhimento das propostas vai até dia 19 de fevereiro, quando será realizado o certame.
Aula – Prefeitura de Macapá confirma que o ano letivo nas escolas do município iniciam na próxima segunda-feira 9. A rede municipal de ensino atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Educação – Pós em Inovação Farmacêutica abre inscrições no doutorado com vagas para a Unifap. Programa de Pós-graduação em Inovação Farmacêutica reúne quatro universidades federais e oferece 11 vagas para ingresso em 2026, distribuídas entre o primeiro e o segundo semestre. Para ingresso no segundo semestre, as inscrições estarão disponíveis entre os dias 1 de abril a 29 de maio. No âmbito da Universidade Federal do Amapá, são ofertadas sete vagas para o primeiro semestre e quatro para o segundo.
***********************************
Preparando mutirão
A coordenação do Programa Pop Rua Jud Amapá realizou visita institucional ao Fórum Trabalhista de Macapá, com o objetivo de conhecer o espaço e alinhar os últimos detalhes para a realização do 3º Mutirão Nacional de Cidadania e Serviços Integrados Pop Rua Jud, voltado à população em situação de rua. O mutirão está agendado para o dia 5 de fevereiro e será realizado nas dependências do Fórum Trabalhista de Macapá e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Zona Norte de Macapá (Cejusc Norte). A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social, o acesso à cidadania, à saúde e à justiça, por meio da oferta integrada de serviços públicos e jurisdicionais. O Programa Pop Rua Jud no Amapá é organizado pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e conta com ampla colaboração institucional.
Emissora multada
O Ministério das Comunicações – Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização – aplicou à Fundação Cultural e Assistencial Água Viva (Rádio Forte FM), de propriedade do ex-deputado federal Valdenor Guedes, multa no valor de R$ 3.022,25, em razão da prática da infração ao não cumprir com a obrigatoriedade que tem como emissora educativa, que exige programação educativa e restrições a conteúdos comerciais.
Alteração de normas
Publicada portaria que altera as normas e procedimentos da Capitania dos Portos do Amapá (NPCP-AP 2ª Revisão). Uma das alterações determina que as embarcações deverão recolher o lixo, conforme determina o seu “Plano de Gerenciamento de Lixo” em recipientes adequados e mantendo-os tampado até sua retirada de bordo. A administração do porto também deverá ser consultada em relação ao recolhimento de lixo; e as embarcações de passageiros deverão possuir recipientes para lixo segregados, devidamente peados, distribuídos por todos os conveses de passageiros, sendo obrigatório, pelo menos, um em cada bordo.
Registro indeferido
O Ministério do Trabalho – Departamento de Relações do Trabalho – indeferiu o pedido de registro sindical de interesse do SINTAG AP – Sindicato dos Técnicos Agrícolas do estado do Amapá, tendo em vista a ausência de saneamento no prazo legal, por inércia da entidade após devidamente notificada. O processo foi arquivado.
Fiscalização da Arsap
Diretor Técnico-Operacional da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Amapá (Arsap), Joel Banha Picanço, informou em reunião que, a partir de março de 2026, terá início a fiscalização do primeiro semestre nos 16 municípios abrangidos pela concessão, com a elaboração de relatório a ser divulgado à população, apresentando os avanços alcançados pela concessionária CSA, cuja prestação de contas de 2023 e 2024 encontra-se em fase final de análise.
Bônus mantido
Em Belém, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilmar Pereira da Silva, confirmou na tarde desta sexta-feira (30) a manutenção do bônus regional para o Listão da UFPA 2026. Em coletiva de imprensa realizada, o gestor anunciou que a instituição venceu as disputas judiciais que tentavam derrubar o fator de bonificação, assegurando o direito de candidatos que cursaram o ensino médio em escolas da região. A decisão era aguardada com ansiedade, pois processos movidos em diversas partes do Brasil buscavam anular o critério de acumulação criado pela universidade.
Jovem Senador
Os alunos de ensino médio da rede pública poderão concorrer ao Programa Jovem Senador 2026 a partir desta segunda-feira (2), por meio de concurso de redação. Os textos devem abordar o tema “Democracia nas Redes Sociais: como construir um debate saudável”. A entrega dos trabalhos vai até o dia 17 de abril, conforme o regulamento. A iniciativa do Senado seleciona anualmente 27 estudantes — um de cada estado e do Distrito Federal — para visitarem Brasília entre os dias 17 e 21 de agosto de 2026, com despesas pagas para os alunos e seus professores orientadores. Será a 14ª edição do programa.
Ampliação de conciliações
Integrantes do Centro Judiciário de Conciliação da Justiça Federal do Amapá (Cejuc/SJAP) se reuniram com membros do Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP), em Macapá. O encontro teve como foco estabelecer uma cooperação institucional para o encaminhamento de reclamações pré-processuais ao Centro de Conciliação Judiciária de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
Água na comunidade
O Ministério Público do Amapá (MP-AP) obteve decisão favorável da Justiça que determina a implantação do sistema de abastecimento de água tratada na comunidade do Matapi-Mirim, zona urbana do município de Santana. A sentença da 2ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Santana reconhece a falha na prestação de um serviço público essencial e estabelece obrigações ao estado do Amapá, ao município de Santana e à Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA).
Curso de licenciatura
Na Universidade Federal do Amapá (Unifap), seguem abertas, até 12 de fevereiro, as inscrições do Processo Seletivo Específico do curso de Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências Agrárias e Biologia. Inscrições no site depsec.unifap.br/concursos/. A graduação é voltada para pessoas que ainda não possuem formação superior e tenham concluído o ensino médio. O público-alvo inclui professores da rede pública em áreas rurais (educação infantil e ensino fundamental) e populações do campo, como ribeirinhos, agricultores familiares, extrativistas, indígenas, atingidos por barragens e quilombolas. A taxa de inscrição é de R$ 20. Serão oferecidas 40 vagas para o primeiro semestre letivo de 2026. Curso é ofertado no campus Mazagão.
Nova subestação
A CEA Equatorial informou que iniciou as obras de construção da Subestação de Energia Amazonas, localizada na Zona Norte de Macapá, um investimento estratégico voltado ao fortalecimento do sistema elétrico e à melhoria da qualidade do fornecimento de energia na capital. A nova subestação está sendo construída em uma área estratégica da Zona Norte, próxima a importantes eixos viários, como a BR-156 e a Rodovia AP-020.
Palestras no Iapen
O Ministério Público do Amapá está realizando ciclo de palestras voltado ao aperfeiçoamento técnico dos servidores do sistema prisional, promovido pelo Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). O primeiro período foi realizado de 26 a 30 de janeiro, e o segundo acontecerá de 9 a 13 de fevereiro, no auditório do Iapen.
Rapidinhas
Publicação – O Ministério da da Defesa – comando da Aeronáutica – publicou o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) e o Plano de Zona de Proteção de Auxílios à Navegação Aérea (PZPANA) para o Aeródromo Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, no Amapá.
Distribuição – A Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) distribui 18 mil mudas de cacau na região da Vila de Mazagão Velho, município de Mazagão e região da Comunidade de São Pedro dos Bois, município de Macapá, visando fortalecer a produção agrícola local, incentivar o desenvolvimento sustentável da comunidade e apoiar a geração de renda dos produtores.
Nomeação – Nomeados os membros do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Curiaú, para exercerem o mandato no biênio 2025/2027. O mandato dos membros será de dois anos, prorrogáveis por igual período, não remunerável.
***************************************
Pesquisa para o SUS
O Governo do Amapá, em parceria com o Ministério da Saúde, formaliza na terça-feira, 3 de fevereiro, a assinatura do termo de outorga da oitava edição do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS). O evento, que ocorrerá no auditório do Bloco de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (Unifap), marca a consolidação de investimentos em ciência e tecnologia. Até o momento, a iniciativa já contemplou 28 pesquisadores locais, promovendo soluções científicas aplicadas diretamente à rede pública de saúde do estado. Coordenado nacionalmente pelo Ministério da Saúde, o PPSUS tem como foco a descentralização do fomento à pesquisa, respeitando as peculiaridades regionais de cada unidade federativa. No Amapá, a execução é de responsabilidade da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeap), com apoio da Secretaria da Saúde (Sesa) e da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). O programa busca transformar o conhecimento acadêmico em ferramentas práticas para a melhoria do atendimento aos cidadãos amapaenses.
Caso da rachadinha
Na sessão marcada para 2 de fevereiro, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) julga embargos de declaração no recurso criminal eleitoral, processo de 2021, que envolve o ex-deputado estadual Alberto Silva Negrão e pessoas que faziam parte de seu gabinete na Assembleia Legislativa. Trata-se do caso que envolve o uso da chamada rachadinha, provocando operações da Polícia Federal. O relator é o juiz Galliano Cei.
Locais alterados
Com mudança de locais, estão confirmadas para este domingo, 1º de fevereiro, as provas do concurso público para os cargos de Guarda Civil Municipal de Macapá. Os três novos locais de prova são a Faculdade Anhanguera, o Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap) e o Instituto Amapaense do Melhor Ensino Superior (Immes). Cada candidato receberá um e-mail de confirmação com o novo local de prova, contendo endereço e demais informações. Além disso, a consulta às listas com os locais designados ocorre exclusivamente de forma on-line, por meio do site da banca organizadora.
Dispensa de multa
Portaria da juíza eleitoral Mayra Júlia Teixeira Brandão, dispensa do recolhimento de multa por ausência às eleições ou alistamento tardio os eleitores atendidos nas ações itinerantes realizadas pela 8ª Zona Eleitoral, que abrange o município de Tartarugalzinho, no ano de 2026. A dispensa aplica-se a qualquer operação de Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) realizada durante as ações itinerantes, inclusive para coleta biométrica, mas não alcança multas aplicadas em decorrência de processos judiciais ou administrativos. Também não haverá restituição de valores já pagos a título de Guia de Recolhimento da União (GRU) referente a multa eleitoral.
Manejo premiado
Uma proposta inovadora de manejo agrícola para enfrentar a vassoura-de-bruxa da mandioca, baseada em conhecimento científico e saberes indígenas, rendeu ao analista da Embrapa Amapá Jackson de Araújo dos Santos o Prêmio Samuel Benchimol 2025 na categoria Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL). Entre os testes propostos, está o uso do tucupi, ou manipueira, como fungicida natural. O tucupi é um subproduto da mandioca ralada que possui grande concentração de ácido cianídrico. O manejo inclui também podas fitossanitárias. Os testes já começaram, nas roças das Terras Indígenas de Oiapoque, onde foi registrado em 2024, pela primeira vez na América do Sul, o fungo Rhizoctonia theobromae, causador da vassoura-de-bruxa da mandioca.
Seleção de professores
O Governo do Amapá lançou edital do Processo Seletivo Interno para o preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva de professores efetivos da rede estadual. Os selecionados atuarão no Sistema Organizacional Modular de Ensino (Some), nos níveis Fundamental e Médio. O processo seletivo será realizado por meio de inscrição e análise curricular, sob coordenação de comissão instituída pela Seed. A vigência do certame será de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período, conforme a necessidade da administração pública. A s inscrições ocorrem exclusivamente pela internet, no período de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.
Sistema de regulação
Na terça-feira (27), gestores e responsáveis pelo fluxo de atendimento e sistema de regulação do Governo do Amapá (GEA) foram ouvidos pelo promotor de justiça de Defesa da Saúde de Macapá, Wueber Penafort, também coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAO-Saúde). A reunião teve como objetivo atualizar informações para instruir Procedimento Administrativo de Acompanhamento de Políticas Públicas que tramita no Ministério Público do Amapá (MP-AP) sobre a Ação Nacional do Conselho Nacional dos Ministérios Públicos (CNMP), que trata da “Organização e Transparência nas Listas de Espera do SUS e Aperfeiçoamento da Regulação em Saúde”.
Corrida da cidade
A Prefeitura de Macapá confirmou que a retirada dos kits da Corrida do Aniversário da Cidade iniciou nesta quinta-feira 29, e vai até 31 de janeiro, das 10h às 18h30, na Loja Center Kennedy, no bairro Santa Rita. Para receber o kit, os inscritos devem apresentar documento oficial com foto e doar dois de alimentos não perecíveis, exceto sal e açúcar. A entrega do kit é obrigatória para todos os inscritos e tem como finalidade assegurar a identificação dos atletas e a organização do evento.
Presença confirmada
Secretário da Pesca e Aquicultura do governo do Amapá, Francisco Paulo Nogueira de Souza será o representante do estado no Seminário Estratégico Conexão Rota 360° promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pela União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES). O evento será realizado em Brasília, de 4 a 6 de fevereiro.
Fim de registro
Será encerrado neste domingo, 1º de fevereiro, às 13 horas, o prazo para registro de chapas com candidaturas para presidente, vice-presidente e membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal da Federação Amapaense de Futebol (FAF), eleição está marcada para oo dia 5 do mesmo mês. O registro será feito por protocolo de requerimento escrito comprovando a subscrição da chapa por, no mínimo, cinco entidades filiadas em pleno gozo dos seus direitos, não podendo nenhuma das filiadas subscrever mais de um pedido de candidatura de chapa. O mandato dos eleitos é de quatro anos.
Seleção de projetos
Foi aberto o Edital Pró-Amazônia 2025, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para seleção de projetos de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação. Essa é a 2ª edição deste edital dedicado especialmente à Amazônia Legal. O valor do recurso desta chamada pública totaliza R$ 150 milhões para apoio financeiro a projetos de pesquisa científica e tecnológica. A abertura do edital ocorreu em Belém, durante reunião da Finep com pesquisadores, no auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
Orelhões aposentados
Criados no Brasil, os orelhões começam a ser desativados definitivamente a partir de 2026, com o fim das concessões de telefonia fixa. Em 2023, o senador Cleitinho (Republicanos-MG) já questionava os custos de manutenção das estruturas. O orelhão é um símbolo histórico da telefonia desde os anos 1970, criação da arquiteta Chu Ming Silveira. Somente algumas unidades, do total de 38 mil ainda presentes no país, serão mantidas até 2028 em áreas sem sinal adequado de celular e internet.
Rapidinhas
Data – Esta quinta-feira, 29 de fevereiro, marcou os 27 anos da criação do Centro de Língua e Cultura Francesa Danielle Miterrand, na gestão do então governador João Alberto Capiberibe (PSB), em 1999.
Recomendação – O MPF recomendou que o Incra apresente cronograma para implementar assentamento Vila Velha do Cassiporé, no Amapá. A medida busca garantir regularização fundiária para 160 famílias que aguardam a conclusão da demarcação de terras e o acesso a créditos
Shows – O promotor de justiça Paulo Celso Ramos instaurou procedimento para apurar e verificar as condições de segurança, organização e regularidade dos eventos de grande porte realizados no município de Macapá, tanto pelo governo do estado quanto pela prefeitura.
***********************************
Saúde no interior
O Programa Federal Agora Tem Especialistas chega, a partir desta sexta-feira 30, aos municípios de Mazagão e Tartarugalzinho, por meio de uma ação articulada do Governo do Amapá. A iniciativa amplia o acesso a exames e consultas especializadas e reduz o tempo de espera na rede pública de saúde. Em Mazagão, a população será atendida por uma carreta de tomografia, enquanto em Tartarugalzinho os serviços serão voltados à saúde da mulher, fortalecendo o diagnóstico precoce e o cuidado integral. Em Mazagão, a carreta de tomografia ficará instalada na Arena Aquática Didico Gama, em Mazagão Novo. Em Tartarugalzinho, a carreta será instalada na Praça Municipal Saturnino dos Santos.
Devolução de dinheiro
Candidatos derrotados na eleição de 2024 para a prefeitura de Santana, Rariomar Brito Mendes e Zulina Fonseca Pereira estão sendo intimados pela Justiça Eleitoral (6ª Zona) para, no prazo de 30 dias, recolherem em favor da União, o valor de R$ 40 mil reais. Tem a ver com irregularidades na prestação de contas da campanha. Rariomar foi aquele candidato que prometia tadalafila para os eleitores idosos de Santana. Ele foi o fona entre quatro candidatos, só conseguindo 526 votos.
Camarão em cativeiro
A Embrapa Amapá e Cleudiane Morais da Silva Araújo (cooperante) firmaram contrato de cooperação técnica na implantação da Unidade de Referência Tecnológica (URT) para a construção, divulgação e transferência de resultados de pesquisas a serem obtidos nos projetos desenvolvimento de sistema agropecuário para produção em cativeiro e manejo pesqueiro de camarões de água doce em área de várzea da foz do rio Amazonas, e apoio à implantação de soluções tecnológicas e de qualificação para produção sustentável de camarões por comunidades ribeirinhas do município de Mazagão (Amapá) e Arquipélago do Marajó-Afuá (Pará), apoiados com recursos da Embrapa e Sudam.
Seleção no IFAP
O IFAP (Instituto Federal do Amapá) abriu inscrições para o concurso público que oferecerá 19 vagas para o cargo de professor do ensino básico, técnico e tecnológico para atuação nos Campi da instituição nos municípios de Oiapoque (sete vagas), Macapá (quatro vagas), Laranjal do Jari (quatro vagas), Porto Grande (três vagas) e Tartarugalzinho (uma vaga). As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico (concursopublico.ifap.edu.br), no período de 6 a 21 de fevereiro, com taxa de inscrição no valor de R$ 160,00.
Unifap convoca
A Comissão de Heteroidentificação do Processo Seletivo 2026 (PS 2026), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), está convocando os aprovados e classificados do certame para o procedimento de heteroidentificação e para a verificação da Autodeclaração Indígena, da Autodeclaração Quilombola e de laudo médico de pessoas com deficiência (PcD). A entrega da declaração ocorrerá, de forma presencial, nos dias 28 e 29 de janeiro, na Secretaria do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca), a partir das 8h30 até às 17h30.
Quem não apresentar a documentação exigida perderá o direito à vaga.
Concurso da Caixa
As provas objetivas e discursivas do concurso da Caixa Econômica Federal estão marcadas para o próximo domingo, 1º de fevereiro de 2026, com aplicação em todas as capitais do país e no Distrito Federal. O concurso, lançado em 2025, oferece 184 vagas imediatas e outras 552 para cadastro de reserva, todas destinadas a cargos de nível superior. As oportunidades são para Engenheiro, Arquiteto e Médico do Trabalho. Os locais de provas já podem ser consultados no site da Cesgranrio.
Auditoria marcada
A Agência Nacional do Petróleo marcou auditoria em sonda paralisada na Foz do Amazonas após vazamento de fluídos. A auditoria será realizada da maneira remota entre os dias 9 e 13 de fevereiro. A sonda envolvida em vazamento está parada há 23 dias. A fiscalização será realizada após a Petrobras registrar um incidente com a sonda ODN II (NS-42), que resultou na descarga de 18.440 litros de fluido sintético de perfuração no dia 4 de janeiro. O incidente paralisou a perfuração do primeiro poço do projeto em águas profundas do Amapá. A auditoria é uma etapa necessária para que a agência autorize a retomada das atividades no poço.
Copa do Brasil 2026
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou nesta quarta-feira os mandos de campo da primeira fase da Copa do Brasil 2026, além de definir o chaveamento até a quarta fase. A competição começa no dia 18 de fevereiro, e os clubes da Série A só jogam a partir da quinta fase, prevista para o final de abril. Entre os clubes do Amapá, o Independente joga no Mato Grosso do Sul contra o Ivinhema, o Oratório vai até Minas Gerais enfrentar o Tombense, e o Trem joga em casa contra o Fluminense, do Piauí.
Criminoso denunciado
A 2ª Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri de Macapá protocolou, nesta quarta-feira (28), denúncia criminal contra Alciderico Santos Moreira pelo crime de feminicídio, ocorrido no domingo (25) em um estabelecimento comercial no Ramal do Bonito, Km 15, zona rural de Macapá. Assinada pelos promotores de justiça Hélio Paulo Furtado e Carolina Oliveira, a denúncia sustenta que o acusado matou a companheira, Benedita de Jesus Barroso da Costa, conhecida como “Paula”, com um disparo de arma de fogo na região da cabeça, em contexto de violência doméstica e familiar, motivado por ciúmes, sentimento de posse e disputa patrimonial.
Representação em posses
Conselheiros do Tribunal de Contas do Amapá, Reginaldo Parnow Ennes, Amiraldo da Silva Favacho e Marília Góes, serão os representantes da instituição na solenidade de posse da nova mesa diretora da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), que ocorrerá no dia 25 de fevereiro, em Brasília. Também acompanharão as cerimônias de posse das novas diretorias da Atricon, e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).
Olho no calendário
O calendário eleitoral de 2026 já está definido. No dia 4 de outubro, os eleitores vão escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. O segundo turno, se necessário, será em 25 de outubro. Antes disso, há uma série de prazos importantes, como a regularização do título eleitoral, as convenções partidárias, o registro de candidaturas e o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV.
Isenção de imposto
Tramita no Senado, presidido pelo senador amapaense Davi Alcolumbre, um projeto de lei que propõe isenção de Imposto de Renda para professores que ganhem até R$ 10 mil mensais. O PL prevê a isenção de valores até R$ 10 mil provenientes exclusivamente do magistério. O governo compensaria a perda de arrecadação com o imposto sobre as apostas de quota fixa, as bets.
Rapidinhas
Data – Esta quarta-feira, 28 de janeiro, marcou os 39 anos da criação da primeira Delegacia de Crime contra a Mulher em Macapá.
Habitação – A promotora de justiça substituta Caroline Montenegro de Almeida Aguiar, do Ministério Público do Amapá, instaurou procedimento administrativo, com a finalidade de acompanhar a seleção do Habitacional Janary Nunes, na Fazendinha, referente ao percentual destinado aos moradores de rua.
Transparência – Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, o desembargador Carmo Antônio de Souza tornou público, com publicação no Diário Oficial da União, o Relatório de Gestão Fiscal do órgão relativo ao terceiro quadrimestre de 2025.
********************************
Projeto Água Viva
O fotógrafo e ambientalista Mário Barila estará em Macapá entre os dias 1º e 10 de fevereiro para desenvolver uma série de ações socioambientais em parceria com o Instituto Casa Verde, organização liderada pela ambientalista Ana Pires. A iniciativa integra o Projeto Água Vida, idealizado por Barila, que atua em diferentes biomas brasileiros com foco em preservação ambiental, recuperação de áreas degradadas e mobilização social. A escolha do Amapá ocorre em um momento estratégico, diante do avanço das discussões sobre a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas e os impactos socioambientais associados a essa atividade. Com a perspectiva de ingresso de recursos provenientes de royalties e compensações financeiras, o projeto busca estimular ações práticas e o debate sobre o uso responsável desses recursos em benefício da população e do meio ambiente.
Intimação publicada
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá está intimando Maria Orlanda Marques Garcia, ex-prefeita de Oiapoque, sobre cumprimento de sentença movido pelo MP Eleitoral para devolução ao erário de valores referentes à ausência de comprovação de gastos com combustível em prestação de contas de campanha de 2024. Após o inadimplemento de um parcelamento concedido, ela apresentou novo pedido para quitação do débito de forma parcelada. A juíza Gelcinete Lopes autorizou acompanhamento mensal do pagamento das parcelas. Enquanto perdurar o cumprimento do acordo, o processo permanecerá em arquivo provisório. Maria Orlanda deve disputar a prefeitura de Oiapoque na eleição suplementar marcada para abril.
Cursos no Senai
O Senai Amapá lançou edital de gratuidade com oferta de cursos para o primeiro semestre de 2026, para Macapá e Santana e contemplando capacitações de aperfeiçoamento e qualificação profissional nas áreas de gestão e administração, tecnologia da informação, vestuário, panificação e confeitaria, construção civil, produção industrial, sistemas de energia, design e informática. O primeiro ciclo de 2026 tem 49 cursos, sendo 36 em Macapá e 13 em Santana. As turmas ocorrerão em fevereiro e março. As inscrições vão até 30 de abril de forma presencial, nas unidades em Macapá e Santana. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite.
Ecoponto implantado
A Justiça Federal no Amapá instalou, em frente ao prédio da instituição, um novo Ecoponto exclusivo para o descarte correto de vidro, fruto de parceria com o Sebrae. A iniciativa tem como objetivo incentivar a coleta seletiva, reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de resíduos e contribuir para a economia circular, promovendo a reciclagem do vidro. O Ecoponto está disponível para uso de servidores, colaboradores e da comunidade, que poderão descartar corretamente garrafas, potes e outros recipientes de vidro, sempre limpos e sem resíduos orgânicos, garantindo a segurança e a eficiência do processo de reciclagem.
Operações restabelecidas
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) revogou integralmente decisão administrativa do ano passado, e restabeleceu as operações da empresa Viviane Miyamura Loch – EPP na Unidade de Manejo Florestal (UMF) IV da Floresta Nacional (Flona) do Amapá, objeto do Contrato de Concessão Florestal 4/2021, em virtude do atendimento de condicionante estabelecida pelo SFB para a reversão da suspensão contratual.
Arbitragem sem fronteira
Nesta quarta-feira (28), a partir das 17h30, na Assembleia Legislativa do Amapá, tem prosseguimento o evento “Arbitragem sem Fronteira e homologação do VAR Ligth da Região Norte”, que está sendo realizado através de parceria entre a Federação Amapaense de Futebol (FAF) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Haverá coletiva de imprensa com Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, e Netto Góes, vice-presidente da FAF e presidente do Grupo de Trabalho da Arbitragem da Confederação, criado por Samir Xaud, presidente da entidade.
Fortalecimento de negócios
Com relatoria do deputado federal Josenildo, do Amapá, a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria o Sistema Nacional de Empreendedorismo nas Regiões Periféricas (Sinaerp). A proposta foca no fortalecimento de negócios em áreas urbanas periféricas e comunidades vulneráveis, com prioridade para as regiões Norte e Nordeste do Brasil. O sistema busca incentivar empreendimentos que gerem empregos locais, priorizando a contratação de mulheres chefes de família, jovens em situação de vulnerabilidade ou acolhimento institucional, além de migrantes e refugiados. O texto aprovado também estabelece que o Estado deve garantir segurança pública ostensiva e proteção comunitária nas áreas onde o programa for instalado.
Cadastramento de instituições
A Justiça Federal no Amapá criou o cadastramento de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos interessadas em desenvolver projetos sociais com recursos provenientes de decisões da Justiça, como condenações criminais, acordos de não persecução penal e transações penais. Podem participar entidades que atuem em áreas de interesse social, especialmente educação, saúde e segurança pública. Para se cadastrar, é necessário apresentar a documentação indicada no edital, como comprovantes de regularidade fiscal e trabalhista, além dos atos constitutivos da instituição e declarações exigidas. O cadastramento não garante o repasse imediato de recursos, mas permite que a instituição passe a integrar um cadastro de entidades aptas.
Eleição na FAF
Está confirmada para 5 de fevereiro, a Assembleia Geral Ordinária Eleitoral, a ser realizada de forma presencial, para eleição dos dirigentes da Federação Amapaense de Futebol (FAF). O prazo para registro de chapas será encerrado no dia 1º de fevereiro. Serão eleitos presidente, vice-presidente, três membros titulares e três suplentes do Conselho Fiscal para o quadriênio 2027/2030. O atual presidente Roberto Góes é candidato à reeleição. A assembleia geral será realizada no auditório Raimundo Figueira, na sede da FAF.
Dano ambiental
Em Ferreira Gomes, a promotora de justiça Roberta Araújo Jacob, do Ministério Público do Amapá, instaurou procedimento preparatório de inquérito civil para apurar possível dano ambiental decorrente de extração mineral irregular na propriedade rural denominada Retiro Areia Branca, localizada na comunidade Alta Floresta, município de Cutias. Ele já solicitou informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cutias, da Secretaria do Meio Ambiente do governo do Amapá, do Instituto de Terras e do Incra sobre, por exemplo, a existência de licenciamento ambiental para extração mineral e situação fundiária na propriedade.
Suspensão de prazos
A partir desta terça-feira, 27 de janeiro, por determinação do Conselho da Justiça Federal (CJF), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), bem como as Seções e Subseções Judiciárias da 1ª Região, suspenderam os prazos processuais nas ações que envolvam o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida se estende até 1º de fevereiro e engloba demandas previdenciárias em que a autarquia figure como parte. A portaria, no entanto, estabelece exceções. Por exemplo, não estão abrangidos pela suspensão os prazos relativos à expedição de requisições de pagamento (precatórios e RPVs). A suspensão decorre da indisponibilidade total e programada dos sistemas corporativos do INSS, motivada por procedimentos de modernização e reforço da segurança das bases de dados da autarquia.
Aprovação com ressalvas
Publicada decisão da juíza Carline Regina de Negreiros Cabral Nunes, da 6ª Zona Eleitoral, julgando aprovadas as contas do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, Diretório Municipal de Santana, relativas ao exercício financeiro de 2024. Apesar da apresentação
intempestiva da prestação de contas, não houve outras irregularidades capazes de comprometer a sua regularidade.
Rapidinhas
Datas – Esta terça-feira, 27 de janeiro, marcou os 24 anos da morte da jornalista Simone Teran (2002), ocorrida em naufrágio de embarcação na região do Jari; e os 73 anos da criação (1953) do Aero-Clube de Macapá, entidade que já deixou de existir.
Pesca – A suposta prática de pesca ilegal na comunidade do Rio Tracajatuba, que possivelmente estaria causando prejuízos tanto à subsistência da comunidade local quanto ao meio ambiente, em razão da possível exploração predatória dos recursos naturais da região já chegou ao Ministério Público do Amapá.
Pijama – A pedido, o coronel PM Huelton Corrêa Medeiros, que assumiu cargos de destaque na gestão de Waldez Góes como governador do Amapá, foi transferido para a inatividade mediante Reserva Remunerada.
*******************************
Gás para o Amapá
Todas as capitais do país, incluindo Macapá, no Amapá, passam a integrar o Programa Gás do Povo a partir desta segunda-feira (26). Na segunda fase de implementação da política pública do Governo do Brasil, o repasse do vale chega a 950 mil novas famílias. Elas vão poder recarregar o botijão de gás de cozinha 13Kg GLP gratuitamente em mais de 10 mil revendas credenciadas. Para ser elegível, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família com pelo menos duas pessoas, ter renda per capita de até meio salário-mínimo e manter seu Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses. Além disso, é essencial que o CPF do Responsável Familiar esteja regular, e que o cadastro não apresente pendências como Averiguação Cadastral ou indício de óbito.
Reeleição confirmada
Os conselheiros Reginaldo Parnow Ennes (presidente) Regildo Wanderley Salomão (1º vice-presidente) e Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço (2ª vice-presidente) serão reeleitos para o comando do Tribunal de Contas do Amapá – chapa única – na eleição marcada para 11 de fevereiro. A chapa já foi registrada, homologada, e tem o apoio odos conselheiros Amiraldo da Silva Favacho, Michel Houat Harb, Paulo Roberto de Oliveira Martins e Marilia Brito Xavier Góes. O próximo mandato vai até 2028.
Margem Equatorial
Celebrado termo de cooperação entre a União por intermédio do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Petrobras, Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), cujo objetivo é o desenvolvimento do Projeto de PD&I intitulado “Observatório Ambiental Geoquímico para a Margem Equatorial (ObMEQ) – Fase 1 (Amapá, Pará e Maranhão)”. Assinado no final do ano passado, o termo de cooperação tem vigência de 1.095 dias corridos.
Vassoura de bruxa
Portaria do ministro Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária, prorroga, por um ano, a contar de 30 de janeiro, o estado de emergência fitossanitária relativo ao risco de surto da praga quarentenária presente Rhizoctonia theobromae (vassoura de bruxa da mandioca), nos estados do Amapá e Pará.
Novo mínimo
Começa nesta semana o pagamento do novo salário mínimo, fixado em R$ 1.621. O reajuste alcança trabalhadores assalariados, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além de beneficiários de programas sociais. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o aumento vai representar uma injeção anual de mais de R$ 81 bilhões na economia brasileira.
Menores no Carnaval
O Juizado da Infância e Juventude publicou portaria com regras para a participação de menores de 18 anos em eventos carnavalescos. Crianças e adolescentes – menores de 16 anos – podem participar apenas quando acompanhados por um dos pais ou responsável legal, que deverá comprovar o vínculo com documentação. Adolescentes de 16 e 17 anos podem participar desacompanhados, desde que apresentem autorização por escrito dos pais ou responsáveis. A participação de crianças a partir de 10 anos em carros alegóricos será permitida desde que acompanhadas pelos responsáveis legais, com autorização escrita e presença no mesmo veículo ou em local próximo.
Regularização do título
Nunca é demais lembrar. Quem não votou em três eleições consecutivas, considerando o 1º ou o 2º turnos, e não apresentou justificativa no prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), precisa procurar o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE) para regularizar a situação e pagar a multa correspondente a cada turno, no valor de R$ 3,51. Para saber se está regular, o eleitor pode fazer a consulta no site oficial do Tribunal. A Justiça permite que as multas eleitorais sejam pagas via Pix, com compensação imediata. Também são aceitos cartão de crédito e boleto bancário. A ausência do voto sem justificativa pode gerar restrições, como impedimento para tomar posse em concurso público, realizar matrícula ou renovação em instituições de ensino, emitir passaporte e obter certidão de quitação eleitoral.
Cuidados com o açaí
Em Laranjal do Jari, o promotor de justiça Leonardo Rocha Leite de Oliveira instaurou procedimento administrativo para fiscalizar e acompanhar o cumprimento das normas higiênico-sanitárias pelas batedeiras de açaí em funcionamento no município de Laranjal do Jari, de modo a garantir a qualidade na comercialização do produto.
Tabela de ICMS
A Secretaria do Meio Ambiente do governo do Amapá (SEMA) divulgou a tabela referente ao cálculo do ICMS para os municípios com unidades de conservação e terras indígenas. Para um melhor entendimento foi publicada a metodologia do cálculo junto da tabela com os valores calculados.
Curso de segurança
De 30 de janeiro a 6 de fevereiro, acontece em Macapá o curso de segurança e proteção de autoridades 2026, que será realizado pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública do Amapá (IESP). Três oficiais da Polícia Militar do Pará estarão atuando como instrutores, e participarão do curso servidores do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica.
Novo desenho
O Senado inicia 2026 com uma correlação de forças diferente da observada no mesmo período de anos anteriores. O Partido Liberal (PL) começa o ano eleitoral — último da atual legislatura — como a maior bancada da Casa, com 15 senadores, um a mais do que no início de 2025, e assume a liderança numérica antes ocupada pelo PSD desde 2023. O PSD, do senador Lucas Barreto (AP), aparece em seguida como a segunda maior bancada, com 14 parlamentares. A sigla perdeu uma cadeira em comparação ao ano passado, quando contava com 15 senadores.
Na terceira posição permanece o MDB, que, apesar de manter a colocação, também registra perda e passa a ter 10 senadores.
Seleção do Prouni
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) referentes ao primeiro semestre de 2026 tiveram início nesta segunda-feira (26). Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Prouni oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior em todo o país, sendo integrais, que custeiam 100% da mensalidade, e parciais, com 50% de desconto, ampliando o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda. No Amapá, pelo menos oito entidades de ensino superior participam do programa.
Rapidinhas
Datas – Esta segunda-feira (26), marcou os 52 anos da instalação da TV Amapá Canal 6, em Macapá (1974); os 23 anos da morte do pesquisador histórico Coaracy Sobreira Barbosa (2003), e os 35 anos do primeiro vestibular da Universidade Federal do Amapá (1991).
Presença – Na tarde desta terça-feira (27), o Instituto Federal do Amapá (IFAP) recebe o ministro Camilo Santana, da Educação. Ele fará a entrega de carteiras e vales-computadores, mas também tratará sobre o campus fluvial, CNDB e concurso público.
Pablo – Governador Clécio e senador Davi confirmam para 4 de fevereiro o show do cantor Pablo em Macapá, para homenagear os 268 anos da cidade. Será na Praça da Bandeira, a partir das 19 horas.
***********************************
Obra do Marco Zero
O Governo do Amapá avança com as obras de requalificação do Monumento Marco Zero do Equador, um dos principais cartões-postais do estado. A intervenção integra os investimentos voltados à valorização dos espaços turísticos e à melhoria da infraestrutura urbana. A obra é executada com recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 6,6 milhões, destinados pelo senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do estado. O Marco Zero é um símbolo do estado, e está se tornando mais moderno, acessível e preparado para receber turistas e a população local, fortalecendo a economia e o setor turístico.
Prazo para adesão
Os estados, municípios e o Distrito Federal (DF) têm até domingo (25) para solicitar ajustes ou aderir ao projeto Mais Médicos Especialistas. O objetivo é aumentar a oferta desses profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em regiões prioritárias do país, por meio de cursos de aprimoramento. Pelas regras do projeto, os municípios, os estados e o DF devem informar as vagas disponíveis, de acordo com a capacidade dos seus serviços de saúde. A análise das solicitações ocorrerá de 26 a 28 de janeiro, e o resultado final será publicado no dia 29 de janeiro.
Folha suspeita
Em Oiapoque, o promotor de justiça substituto Matheus Silva Mendes apura, com base em denúncias, alterações suspeitas na folha de pagamento de pessoal da Secretaria Municipal de Educação. O Conselho Municipal do Fundeb e a Secretaria Municipal de Educação de Oiapoque já foram acionadas para que, no prazo de 10 dias, encaminhem informações atualizadas sobre as providências adotadas em relação aos fatos noticiados.
Médico habilitado
A Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária no Amapá habilitou o médico veterinário Lilian Gabriel Lacerda, inscrito no CRMV-AP, para execução de atividades previstas no Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal, referentes à realização de testes de diagnóstico da brucelose e da tuberculose e participação no processo de certificação de estabelecimentos de criação livres para brucelose e tuberculose bovina e bubalina no estado do Amapá.
Emissora advertida
A Coordenaria-Geral de Fiscalização, Monitoramento e Apuração de Infrações, órgão do Ministério das Comunicações, aplicou à Beija Flor Radiodifusão Ltda, outorgada para executar o Serviço de Geradora de Radiodifusão de Sons e Imagens – Digital, por meio do canal 23, no município de Macapá, no Amapá, a sanção de advertência, em razão da prática da infração capitulada em decretos.
Trilha Samaúma
Como forma de promover e valorizar o turismo no município, a Prefeitura de Santana realiza a 4ª edição da Trilha Samaúma de Cicloturismo. O passeio de bicicleta percorre 14 km, passando por locais exuberantes da Ilha de Santana, proporcionando aos participantes uma experiência de contato direto com a natureza e com a rica cultura do município. O evento será realizado na quarta-feira, 4 de fevereiro. As inscrições começaram nesta sexta-feira (23), e seguem até segunda-feira (26) ou até as vagas esgotarem. A ação conta com o apoio do Governo do Amapá e integra a programação comemorativa pelo Dia da Criação do Povoado de Santana, celebrado em 4 de fevereiro.
Eleição marcada
O Tribunal de Contas do Amapá (TCE-AP) marcou para 11 de fevereiro, às 9h30, forma presencial, a sessão ordinária para eleger presidente, primeiro-vice-presidente e segundo-vice-presidente para o biênio 2027/2028 do órgão. O pedido para registro da chapa deverá ser dirigido à Presidência do Tribunal, através do Protocolo Geral, em até cinco dias úteis antes da data designada para a eleição. Reginaldo Parnow Ennes, atual presidente, deve ser reeleito. E é provável que não haja disputa.
Subida de notas
Programas de pós-graduação da Unifap conquistam avaliações positivas do MEC. Nove dos 20 programas de pós-graduação stricto sensu ofertados pela Unifap subiram de nota na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestrado e Doutorado em Educação conquistaram nota 5, em uma escala que vai até 7. Outros cinco PPGs da Unifap também subiram na avaliação da Capes: Ciências Ambientais, Ciências da Saúde, Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, Geografia e História.
Substituição vedada
Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação aprovou projeto de lei que veda a substituição de docentes por sistemas de inteligência artificial (IA) em instituições de ensino de todo o Brasil. A proposta prevê regras claras para o uso de tecnologias nas salas de aula de escolas e universidades. Pelo texto, a IA pode ser usada para auxiliar em pesquisas, correções automáticas ou personalização do ensino, mas nunca para assumir o cargo de professor. Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Dia da educação
A data de 24 de janeiro foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional da Educação. O tema da Unesco — agência da ONU especializada em educação, ciência e cultura — em 2026 é “O poder da juventude na criação da educação”. Segundo a Unesco, 250 milhões de crianças e jovens no mundo estão fora da escola e 763 milhões de adultos são analfabetos. No Brasil, os dados mais recentes indicam cerca de 993 mil crianças e adolescentes fora da escola, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, da sigla em inglês). Já o IBGE registrou 9,1 milhões de pessoas que abandonaram os estudos antes de concluir a educação básica em 2024.
Bate-papo confirmado
A Secretaria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), que tem no comando a jornalista Bernadeth Farias, confirma para segunda-feira (26), a partir das 15h, a 22ª edição do Programa Bate-Papo com a Imprensa. Na ocasião, o presidente do TJAP, desembargador Jayme Ferreira, acompanhado dos juízes auxiliares da presidência, André Gonçalves e Nilton Bianchini Filho, receberá jornalistas e comunicadores para uma conversa com tema livre, no Plenário da instituição, na sede do Poder Judiciário estadual.
Organização do Carnaval
O Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizou, nesta sexta-feira (23), reunião com órgãos e entidades envolvidas na organização do Carnaval de Santana 2026. O encontro teve como objetivo alinhar medidas preventivas e definir diretrizes para garantir a segurança, a ordem pública e o cumprimento da legislação durante os festejos, previstos para ocorrer entre os dias 14 e 17 de fevereiro. Foram discutidos temas como os horários de funcionamento do Corredor da Folia e de atendimento dos estabelecimentos comerciais, ações de segurança pública nos arredores do local do evento, fiscalização e o cadastramento dos comerciantes, além da definição de estimativa de público.
Rapidinhas
História – Este domingo (25) marca os 82 anos da instalação do então Território Federal do Amapá (1944); os 79 anos da criaçãoo do Colégio Amapaense (1947); os 74 anos do antigo Conservatório Amapaense de Música (1952), que mudou para Centro Profissional Escola Walquíria Lima (que vai passar a ser Fundação), e os 69 anos da instalação odo município de Calçoene (1957).
Dinheiro – O INSS no Amapá informa que começa na segunda-feira (26) o pagamento de benefícios e auxílios referentes ao mês de janeiro. O cidadão deve considerar o número final do cartão de benefício para conferir a data de pagamento.
Regularização – Pequenos negócios têm até dia 30 para renegociar dívidas com a União. Edital prevê descontos e parcelamentos.
************************************









